Quão Seguro É Utilizar Sinvastatina Para Emagrecer? [Entenda]

Toda mulher deseja emagrecer sem precisar de muito esforço e de cortar os seus alimentos favoritos. Muitas optam por variados remédios caseiros e alguns medicamentos que garantem que elas consigam entrar em forma.

Dentre esses remédios, se encontra a sinvastatina. Já ouviu falar dela?

Esse comprimido é bastante usado para a redução de doenças cardiovasculares.

Mas será que ele também realmente serve para emagrecer?

Tenha suas dúvidas respondidas logo abaixo.

Primeiramente, para que Serve a Sinvastatina?

Esse remédio só pode ser consumido por adultos e ele ajuda a suavizar os níveis de colesterol ruim (LDL), aumentando as taxas do colesterol bom (HDL) e como consequência, diminuindo a quantidade de triglicerídeos do organismo.

Quando você ingere esse medicamento e tem uma alimentação equilibrada, o seu colesterol é controlado. Desse modo, algumas doenças são reduzidas, como a doença arterial coronariana, a angina (dor no peito), a aterosclerose (entupimento das artérias), e o risco de um ataque cardíaco.

A sinvastatina quando é consumida de maneira correta, ela aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de derrame e ataques cardíacos. A medicação também reduz as chances de processos cirúrgicos para reparar o fluxo sanguíneo no coração, nas pernas e em outros órgãos.

Mas e aí, a Sinvastatina Emagrece ou Engorda?

Além dos efeitos a respeito dos níveis de colesterol, triglicerídeos e à saúde do coração que você acabou de ver, usada de modo certo, a sinvastatina também pode emagrecer.

De início, é necessário que você saiba que na bula do remédio está dizendo que um dos efeitos colaterais é a perda do apetite. E usando a lógica, quanto menos a pessoa come e consome uma quantia menor de calorias, seu peso tende a diminuir.

Mas analisando essa ideia, podemos concluir que não é uma boa alternativa. Primeiramente, porque quando a redução do apetite aparece na bula, ela acompanha vários sintomas relacionados a problemas no fígado, o que é um grande transtorno e precisa urgentemente ser informado ao médico.

E segundo, porque a pessoa comer menos, não quer dizer que a alimentação dela está sendo adequada. Além de o indivíduo consumir menos calorias, ele também pode estar privando o seu organismo de receber os nutrientes adequados que ele precisa para funcionar de maneira correta.

Portanto, se você deseja emagrecer, utilize o medicamento de maneira correta. Faça uma reeducação alimentar, pratique regularmente exercícios físicos e consiga perder peso de forma saudável e sem passar pelo efeito sanfona.

Como Utilizar a Sinvastatina?

Sinvastatina
Sinvastatina

Esse medicamento é prescrito com uma dose entre 20 a 40 mg diariamente, em uma dose única que precisa ser ingerida a noite. A dose máxima que pode ser consumida sem grandes riscos é de 80 mg por dia também por dose única no período noturno.

As doses também podem ser mais baixas se caso você estiver consumindo algum outro medicamento que intervenha ou se você tiver alguma patologia renal. Ingira os comprimidos com bastante água para que ele desça suavemente.

E se eu Esquecer de Tomar uma Dose?

A primeira coisa que você não pode esquecer é que a dose não pode ser dobrada. Se caso esqueceu-se de tomar naquele determinado dia, apenas continue normalmente no dia seguinte, sem querer compensar o comprimido não ingerido.

Sinvastatina Emagrece Quantos Quilos?

A quantidade de quilos que você pode perder equivale ao seu empenho na boa alimentação e na prática de exercícios conforme o passar do tempo.

Os efeitos vão surgir de acordo com a adaptação da medicação no seu organismo. Conforme foi dito a cima, a quantidade de quilos a serem perdidos vai depender da sua força de vontade, mas não exagere!

Trabalhe conforme o seu corpo aguentar, no início não force muito, comece aos poucos e vá aumentando gradualmente.

Não se esqueça que a sinvastatina não é um remédio emagrecedor. Ela retira a gordura para tratar o colesterol ruim. Como consequência, acontece uma perda de peso, além das melhorias que ela traz pro organismo juntamente com a diminuição do triglicerídeos e uma melhor qualidade de vida.

Esse medicamento é usado na maior parte das vezes, no início do processo de perder peso, pois nessa fase, a maioria das pessoas se encontra com vários hormônios alterados.

Se você seguir corretamente as dicas que foram dadas acima, o seu emagrecimento vai vir com maior facilidade te trazendo mais ânimo e fazendo com que você se anime cada vez mais.

Quais os Efeitos Colaterais Que Podem Surgir?

Na maioria das vezes, a sinvastatina é bem aceita pelos pacientes e não ocorrem muitos efeitos colaterais.

Porém se aparecerem sintomas que estão sendo difíceis de serem controlados, procure o médico.

Veja logo abaixo alguns dos principais efeitos adversos:

  • Dor de cabeça;
  • Mialgia (dores musculares);
  • Fraqueza muscular;
  • Problemas hepáticos;
  • Dor nas articulações, febre e falta de ar se caso ocorrer algum tipo de alergia.

Contraindicações da Sinvastatina

Se você for alérgico a algum componente da sinvastativa, informe ao seu médico para que ele resolva o seu problema. Não corra o risco de ingerir a medicação sabendo que é alérgico para que nada grave ocorra.

Outro motivo bem sério que não pode ser deixado ignorado é a doença hepática, se caso você tiver, não consuma esse medicamento, já que o fígado é o principal responsável pela metabolização desse fármaco.

E se estiver gestante, amamentando ou tentando engravidar, a sinvastatina também é contraindicada.

Caso você esteja consumindo esses comprimidos e engravidar pare imediatamente e busque por um médico. A sinvastatina pode ocasionar má formação do feto no período da gestação. Ela também não é recomendada para crianças.

Agora que você já está ciente que a sinvastatina emagrece e não engorda, que tal deixar o seu comentário logo abaixo nos dizendo o que você achou desse artigo?

Não se esqueça de consumir essa medicação com cautela, sempre de olho na dose recomendada e nas contraindicações para que a sua saúde não seja prejudicada.

E o mais importante: não se esqueça de consultar o seu médico. Toda medicação que você resolver tomar, a consulta de um profissional é sempre importante para saber se essa medicação é boa ou não para você.

Curta e compartilhe essa informação, e se tiver dúvida, pergunte!

Recomendados: