Suplementos Alimentares que Ajudam Emagrecer? Mitos e Verdades

Quando o tema é emagrecer usando alguns suplementos alimentares, surgem muitas dúvidas na cabeça de várias pessoas. Será que o suplemento ajuda mesmo emagrecer? Será que traz algum tipo de prejuízo a saúde? Pode provocar o efeito sanfona?

Essas são apenas algumas dúvidas mais frequentes, e por isso, decidimos fazer o post de hoje para você entender melhor se realmente os suplementos alimentares ajudam a emagrecer, e alguns mitos que surgem por aí.

Quer saber mais? Não perca tempo e confira o post de hoje! Ele foi feito especialmente para você! Veja!

A indústria fitness brasileira é uma das maiores do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dessa forma, não é de se surpreender que a quantidade de suplementos alimentares disponíveis no mercado esteja sempre aumentando e seja cada vez maior.

Dentre os benefícios mais procurados oferecidos pelos suplementos alimentares estão a perda de peso e o ganho de massa muscular e o produto é normalmente associado à rotina das academias.

O fato é que não é nada pequeno o número de suplementos alimentares para emagrecer que estão no mercado atualmente, que prometem queimar gordura, tais como os termogênicos e inibidores de apetite. Porém o fato é que muitos mitos e verdades rondam esses produtos, sua eficácia e os seus efeitos colaterais.

Sendo assim, nada como estar bem informado e ciente de tudo isso, para escolher o melhor suplemento com os melhores resultados. Então, veja alguns mitos e verdades dos suplementos alimentares que ajudam emagrecer.

Mitos e Verdades sobre os Suplementos Alimentares que Ajudam a Emagrecer: Termogênicos Eliminam a Gordura

Não existe uma ação direta dos suplementos termogênicos sobre a gordura. O que esses produtos fazem é ajudar no aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo gaste mais calorias do que o normal.

Suplementos para Eliminar Gordura

Mitos e Verdades sobre os Suplementos Alimentares que Ajudam a Emagrecer: esses Suplementos fazem Perder Peso

Somente a ingestão isolada do suplemento não faz com que haja uma perda efetiva de peso. Por isso, esses produtos devem ser incluídos na rotina do usuário, juntamente com uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. Isso porque o gasto calórico deve ser maior do que o consumo para que o efeito termogênicos não seja nulo.

Outro ponto importante para ser relatado é que o mesmo não deve ser o único alimento ingerido para emagrecer, isso pode causar danos a saúde. Como falamos anteriormente é importante fazer uma combinação correta de alimentos de baixos calorias e atividades físicas. Por isso a necessidade de sempre consultar um profissional adequado.

Mitos e Verdades sobre os Suplementos Alimentares que Ajudam a Emagrecer: causam dependência

Não existe qualquer comprovação de que os suplementos alimentares causem dependência, até porque não chegam a ter quantidades suficientes de componente que levam ao vício, como a cafeína, por exemplo.

No entanto, cada suplemento vem acompanhado de uma bula, e as quantidades diárias devem ser respeitas para o resultado correto do produto, mas pode ficar tranquilo que não causa nenhum tipo de dependência.

Mitos e Verdades sobre os Suplementos Alimentares que Ajudam a Emagrecer: dão mais energia

Os suplementos termogênicos aumentam o funcionamento basal do metabolismo, ou seja, ele gasta mais calorias do que o normal até mesmo quando está em repouso. Assim sendo, ele causa no corpo um certo estado de alerta.

Então, ele age como se preparasse o corpo para um período chamado vasodilatação, que é quando o sangue chega mais rápido até a musculatura. É isso que aumenta a disposição. Nesse caso o mito é verdade e você pode usá-lo antes de ir à academia, por exemplo, já que os mesmos podem dar mais disposição na hora de queimar algumas gordurinhas extras!

Mitos e Verdades sobre os Suplementos Alimentares que Ajudam a Emagrecer: qualquer pessoa pode tomar

Não é verdade. É fato que a maioria dos suplementos não oferece restrição, porém seu uso deve ser sempre indicado por um profissional responsável. Esses suplementos também são bastante indicados quando a perda de peso chega no efeito platô, e os treinos já não apresentam o mesmo efeito.

Outro excelente momento para o consumo desses suplementos é nos dias em que ocorre um desânimo ou muita preguiça. Porém, a ingestão não deve ser diária e eles não são recomendados para gestantes ou pessoas hipertensas.

Por isso, o ministério de saúde adverte que qualquer medicamento ou suplementos que prometem agir no metabolismo, devem ser receitados por um profissional, já que a certas pessoas, o produto pode causar danos a saúde.

Mitos e Verdades sobre os Suplementos Alimentares que Ajudam a Emagrecer: o inibidor de apetite sibutramina é indicado para todo mundo

Não! A sibutramina é indicada somente para pessoas que não fazem uso de nenhum outro medicamento. Ela age causando sensação de saciedade, mas não age acelerando o metabolismo.

Esse ativo é comumente receitado por médicos por um determinado tempo, para ajudar o paciente a chegar à meta, porém, possui contraindicação em diversos casos. Por isso, antes de decidir qual suplemento tomar, é sempre bom consultar um médico ou nutricionista para uma consulta, desse modo, os profissionais poderão avaliar qual é o melhor suplemento para emagrecer!

Agora que você sabe alguns mitos e verdades dos suplementos alimentares, confira um breve resumo do que vimos até aqui para facilitar seu entendimento e leitura sobre o tema:

  • Suplementos alimentares termogênicos aceleram o metabolismo e faz com que a temperatura do corpo aumente, o que ajuda na perda de peso;
  • Para ser mais efetivo, os suplementos alimentares devem ser associados com uma rotina saudável de boa alimentação e prática de atividades físicas para fazer efeito;
  • O uso do produto não causa adição;
  • O uso de suplementos antes da academia dá mais disposição;
  • Não tome suplementos por conta própria, consulte sempre um médico ou nutricionista antes de consumir;
  • Os suplementos com sibutramina podem causar danos a saúde para aquelas pessoas que tomam certos tipos de medicamento, por isso, é necessário consultar ao médico, já que nem todas as pessoas podem tomar o mesmo tipo de suplemento.

Pronto! Agora você já conhece algumas verdades e mitos sobre os suplementos alimentares que ajudam emagrecer. Aproveite essas informações e boa sorte! Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Recomendados: