A Principal Forma de Perder Peso – Conheça os Melhores Treinos para Auxiliar no Seu Emagrecimento

Quando o assunto é treino para perder peso a imagem da esteira das academias é o que costuma vir à cabeça. A ideia geral é de que se o objetivo é perder peso, o caminho sempre será dos exercícios aeróbicos. Esse pensamento é completamente errado.

Não que não sejam úteis também. Corridas, caminhas, aulas de luta e natação estão entre os principais exercícios físicos para a queima de gordura corporal e consequente emagrecimento.

O problema é que muitos acabam por menosprezar a musculação para o objetivo de perder peso, acreditando que ela só servirá para quem deseja ganhar massa muscular.

Treino Aeróbico x Musculação

Os dois principais tipos de treinamento físico se dividem em aeróbicos e a musculação. Embora eles sejam completamente diferentes, usá-los em conjunto poderá ser bastante útil quando o assunto é perder peso.

Ao contrário do que se imagina, a musculação pode apresentar resultados expressivos no emagrecimento corporal. Os exercícios costumam ser intensos, fazendo com que o metabolismo fique acelerado mesmo após o término da sessão de treinamento.

Isso significa que mesmo depois de encerrar o seu treino, o metabolismo seguirá acelerado. Essa aceleração exige maior consumo calórico e pode estimular ainda mais a queima de gordura.

Ainda que seja um assunto polêmico, há até quem defenda que a musculação pode queimar mais gordura do que o exercício aeróbico. Essa tese, evidentemente, está diretamente ligada ao exercício de musculação com alta intensidade.

Ao executar os exercícios sem a devida intensidade, os resultados sofrem baixas consideráveis e deixam de ser tão interessantes quantos os exercícios aeróbicos tradicionais.

Outro ponto importante está na limitação da musculação. A durabilidade do exercício deve ser menor já que a fadiga muscular pode sofrer com exercícios longos. No caso de aeróbicos é possível ter maior duração na atividade.

O importante neste ponto não é escolher o melhor treino para perder peso, mas entender que os dois tipos juntos podem trazer resultados ainda melhores na queima de gordura.

Qual o Melhor Treino para Perder Peso com Exercício Aeróbico?

A situação clássica de quem deseja perder peso rapidamente é fazer a matrícula em uma academia e ficar horas em cima de uma esteira acompanhando as calorias que o equipamento indica como perdidas.

O que poucos sabem é que o tempo em cima da esteira é quase sem importância quando o assunto é intensidade. Um treino aeróbico intenso de trinta minutos pode trazer resultados muito melhores do que outros longos (com duas ou três vezes mais tempo) sem a intensidade adequada.

  • Treinamento HIIT

Um método de treino para perder peso que está em alta atualmente é o HIIT que significa High-Intensity Interval Training – ou treinamento intervalado de alta intensidade em português.

Treinamento HIIT
Treinamento HIIT

Esse treinamento consiste em realizar o exercício com intervalos de alta intensidade alternados com outros de baixa intensidade. Essa quebra de ritmo fará com que a frequência cardíaca seja bem trabalhada e traga resultados importantes para o metabolismo.

Para tornar mais claro o conceito, o mais tradicional desse tipo de treino para perder peso é a alternância entre corridas fortes e em velocidade máxima (chamadas de tiros) e momentos em trotes mais leves para recuperação.

Essa troca de ritmo será primordial para o estímulo à frequência cardíaca e poderá produzir ótimos resultados.

  • Aproveitando as Subidas

Outra opção para conseguir também esse efeito sobre a frequência cardíaca é usar de subidas. Se você tiver ruas íngremes e tentar um trote leve verá que o cansaço surge muito mais rapidamente do que em períodos longos dentro de uma esteira.

Isso acontece porque as subidas exigem maior esforço físico e trazem uma aceleração do metabolismo, sendo interessante para a queima de gordura.

Qual o Melhor Treino para Perder Peso com Musculação?

Do outro lado da moeda quando o assunto é exercício físico está a musculação. É um exercício de menos movimentação espacial, mas com possibilidade de grande intensidade em curtos períodos de tempo, fato que gera ótimos resultados para queimar gordura.

  • Musculação Tradicional

Os exercícios simples de musculação (supino, puxada ou qualquer outro prescrito pelos treinadores na academia) podem sim apresentar bons resultados como treino para perder peso.

Se feitos em alta intensidade (isto é, com boa carga, mas respeitando os limites corporais) irão acelerar o metabolismo de maneira forte a ponto de ele seguir queimando gordura mesmo após o treino.

O cuidado desse tipo de treinamento deve estar voltado para dois aspectos: aquecimento e descanso. O aquecimento deve ser feito antes do início dos exercícios para evitar qualquer lesão, enquanto que o descanso é exigido para recuperação muscular.

Isso é especialmente importante para praticantes de musculação de alta intensidade. Se você treinou peito e tríceps e um dia, no outro poderá trabalhar costas e bíceps, porém não deve de maneira alguma treinar os mesmos grupos por dias seguidos sob risco de grave lesão.

Os princípios do HIIT também podem ser aplicados sobre a musculação tradicional.

  • Exercícios Dinâmicos

A musculação vem ganhando novas vertentes nos últimos anos também. Não é apenas a versão tradicional que vem apresentando bons resultados, mas novos métodos de treinamento também.

O treinamento funcional ganhou muita força recentemente. Ele foca no uso do próprio corpo para dificultar os exercícios, podendo ser realizados sem a necessidade de usar uma grande carga.

Junto a eles estão os exercícios dinâmicos, provavelmente os mais eficientes quando o assunto é perder peso. Nesse tipo de treinamento, os exercícios são feitos com boa intensidade e muitas vezes usando dois movimentos diferentes no mesmo exercício.

Talvez o mais comum de se encontrar seja intercalar uma flexão de braço simples com um salto. A execução exige alto gasto energético já que você precisará usar todo o corpo.

As pernas serão muito trabalhadas na movimentação entre a subida e a posição de flexão, além de toda musculatura exigida. É possível criar uma série de exercícios desse tipo.

É claro que não basta focar em treino para perder peso sem seguir uma boa dieta. Comer bem e de maneira equilibrada será tão importante quanto a realização dos exercícios físicos e isso deve ser sempre colocar em primeiro lugar.

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