Cuidado! Não tome Diurético Para Emagrecer Sem Ler Isso Antes

Os efeitos causados por diuréticos, que são substâncias que aumentam o volume e a taxa da produção de urina pelos rins, no corpo, são bem variados e terminantemente significantes.

Mas Será que isso quer Dizer que Diurético Emagrece?

É isso o que descobriremos agora.

A verdade é que existem muitos tipos diferentes de diuréticos, e a classe mais comum de usar são os inibidores de anidrase carbônica, diuréticos de tiazida, diurético de ansa e diuréticos que poupam potássio.

Enquanto cada classe desempenha efeitos em um determinado segmento do rim por meio de seu mecanismo de ação exclusivo, todas as classes de diuréticos acarretam no aumento da excreção de diversos eletrólitos, inclusive o sódio, cálcio e potássio, na urina.

Uma perda grande de urina subsequentemente segue a excreção de eletrólitos (especialmente sódio), pois os íons de sódio têm tendência a puxar moléculas de água junto com eles.

Dessa forma, mais água e sódio perdidos na urina são equivalentes a um volume maior de urina.

Diuréticos e Água do Corpo

Diurético Natural
Melancia um Diurético Natural

Já que diuréticos geram a perda de água na urina, essas substâncias são geralmente utilizadas em condições em que existe retenção de líquidos fora do normal no corpo, o que serve como justificativa para usar um diurético no processo de emagrecimento.

Usos comuns de diuréticos são para estados de edemas, como falha cardíaca congestiva, cirrose hepática e síndrome nefrótica (a perda em excesso de proteína na urina). Diuréticos também são uma base no tratamento da hipertensão, porque a redução no volume de sangue é relacionada a significantes diminuições na pressão arterial.

Se você sofre com pedras nos rins ou é propenso a ter infecções do trato urinário, você também pode conseguir se beneficiar de diuréticos. O volume mais elevado de urina mantém a urina diluída, desencorajando, dessa forma, a formação de pedras e o aumento de bactérias.

Diuréticos também são utilizados, com muita frequência, para redução de peso de líquidos.

Enquanto os diuréticos, de fato, podem diminuir o peso, o uso excessivo traz riscos à saúde e até, à vida. O uso desregular desses medicamentos pode facilmente evoluir para um quadro de desidratação, quedas perigosas na pressão sanguínea e anormalidades em eletrólitos. Assim, não se deve fazer uso de diuréticos sem a supervisão de um médico.

Diuréticos e Eletrólitos

Seu corpo precisa dos níveis certos de eletrólitos, como sódio e potássio, para funcionar de maneira adequada. Diuréticos podem com muita facilidade, quebrar o equilíbrio nos eletrólitos ao promover e aumentar a excreção de urina.

O uso contínuo de grande parte dos diuréticos causa uma diminuição de sódio e potássio no corpo. Os diuréticos de tiazida e de ansi, em forma especial, são causas notórias de concentrações muito baixas de sódio no sangue, uma condição muito conhecida como hiponatremia. Hiponatremia rigorosa gera inchaço de células nervosas e pode até mesmo levar a convulsões, coma e morte.

Diuréticos também deixam as concentrações normais de potássio menor no sangue. Ter as concentrações de potássio normais é essencial para preservar a transmissão normal de sinais elétricos no coração, nos nervos e em músculos.

Concentrações muito baixas ou bem altas de potássio, que são condições chamadas de hipocalemia e hipercalemia, respectivamente, levam a ritmos cardíacos fora do normal e fraqueza muscular. Em hipercalemia ou hipocalemia grave, o coração pode até mesmo parar de bater.

Agora você deve se perguntar: O que está te fazendo engordar é a retenção de líquidos? Será que um bom diurético pode te fazer emagrecer?

Se a sua relação com a balança não está nada boa e você está frustrada com ela sempre subindo, pode estar se perguntando se a retenção de líquidos pode prejudicar a perda de peso.

Entender e compreender por que seu corpo retém líquidos, vai te ajudar a controlar o ganho de peso. Ao ganhar peso, um diurético realmente bom emagrece na medida em que você elimina esse líquido retido.

Compreendendo a Retenção de Líquidos

Você pode, facilmente, reter até 2,5 quilos de água no final do dia dependendo dos tipos de alimentos que ingeriu, seus níveis de hidratação, e seus níveis de atividade naquele dia.

Carregar peso em excesso quer dizer que você é mais propenso a reter mais fluidos ao longo do dia, principalmente se o consumo de alimentos consiste em produtos processados e gordurosos.

Ter um aumento de sódio na alimentação é uma das principais causas de retenção de fluidos. Infelizmente, o sódio marca presença em quase todos os alimentos processados, assim como também está em alguns alimentos naturais que você ingere.

Seus rins e hormônios regulam de maneira natural um equilíbrio delicado de potássio e sódio no seu sistema. Ingerir muitos alimentos ricos em sódio rompe esse equilíbrio, gerando uma condição chamada edema.

A Relação da TPM com o Excesso de Fluídos

Os pesquisadores dizem que uma flutuação nos níveis de açúcar no sangue no período da TPM pode induzir a retenção de líquidos.

Níveis baixos de açúcar no sangue geram a liberação de adrenalina, dizendo para que o corpo libere a glicose retida. Uma vez a glicose sendo liberada, as células vazias ficam cheias de água, causando inchaço e automaticamente, ganho de peso.

Outros pesquisadores indicam que o peso de líquidos ligado à TPM é causado por sódio. Uma semana antes de menstruar, seu sangue quebra progesterona, fazendo com que seus rins comecem a reter água e sódio.

Identificando a Retenção de Líquidos

É fácil notar a retenção de líquidos. Ter um ganho de 1 a 2,5 kg em 24 horas, na maioria das vezes é um sinal de edema.

Além disso, você percebe inchaço nos seus pés, mãos, rosto, tornozelos e dedos.

Excesso de Líquidos e os Diuréticos como Alternativa

Uma das melhores maneiras de diminuir o peso de líquidos é deixar sua ingestão de sódio na média de 1000 miligramas por dia. Leia os rótulos dos alimentos e fique bem distante de alimentos processados.

Além disso, procure não adicionar mais sal às suas refeições. Salgue seus alimentos delicadamente com sal marinho quando for cozinhar, e não coloque mais sal na mesa.

Se exercitar é um remédio maravilhoso quando você na busca por eliminar o peso de água. Atividades físicas deixam seus vasos sanguíneos mais largos, levando seus rins a terem uma quantidade maior de líquidos.

Gostou? Curta e compartilhe essas informações!

Recomendados: