Alimentos Que São Dignos do Sucesso [Saiba] Qual Poderá te Ajudar a Perder Peso

Comer é realmente muito bom! E melhor ainda é quando podemos colocar no prato alimentos que ajudam a perder peso. Mas, será que realmente existem alimentos que possam servir como nossos aliados nessa luta contra a balança?

Vamos conhecer um pouco mais sobre o poder desses alimentos.

Deixar de Comer para Emagrecer – Mito ou Verdade?

Quem nunca ouviu a frase: “Quer emagrecer? Fecha a boca e para de comer”. Nós crescemos ouvindo isso e, de repente, comer parece que virou sinônimo de engordar. Basta encher um pouco o prato para vir aquele peso na consciência, regado de muita disciplina na próxima refeição.

Acontece, que nem tudo é o que parece. Enquanto o conceito tradicional de emagrecimento está diretamente ligado ao “comer pouco” ou “viver de vento”, estudos têm revelado o contrário. O grande problema de deixar de emagrecer quando deixamos de comer, é que passamos a privar o nosso corpo de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Haja vista o metabolismo, que só funciona por causa da alimentação.

Nosso corpo funciona como uma máquina e, como tal, precisa estar com todas as suas engrenagens funcionando muito bem para poder gerar resultados. Portanto, existem alimentos que são considerados funcionais, ou seja, são aqueles que exercem funções específicas em nosso corpo. Ao deixarmos de nos alimentar, acabamos impedindo o organismo de funcionar perfeitamente.

Por isso é tão fácil encontrarmos pessoa se matando de fazer dieta, com resultados pouco satisfatórios na balança, emagrecendo a passos de tartaruga. Se os alimentos necessários são tirados do cardápio, o corpo vai sentir e, em relação ao emagrecimento, a resposta irá refletir diretamente no metabolismo.

Quando falamos em alimentos funcionais estamos nos referindo ao grupo de alimentos que irão exercer funções específicas em nosso corpo. Cada grupo de alimentos irá proporcionar um efeito diferente. Alguns deles têm a função de melhorar o trânsito intestinal. Outros alimentos irão combater a retenção de líquidos, acabando com o inchaço. Também há o grupo dos alimentos que aceleram nosso metabolismo através da termogênese, e assim por diante.

Portanto, é preciso mudar o conceito de deixar de comer para emagrecer. O que emagrece, de fato, é acrescentar em seu cardápio os alimentos corretos.  Ou seja, precisamos enriquecer nosso cardápio com alimentos que ajudam a perder peso.

Os Principais Alimentos que Ajudam a Perder Peso

Agora, pegue lápis e papel na mão e anote os alimentos que são de uso obrigatório em qualquer dieta de emagrecimento.

Arroz Integral 

O arroz é rico em minerais (potássio, ferro e fósforo) e Vitaminas (tiamina B1, riboflavina B2 e niacina B3). Além disso, ele também é rico em fibras que, entrando em contato com a água, se transformam numa espécie de gel viscoso. Esse gel irá fazer com que a digestão fique mais lenta, auxiliando no emagrecimento de duas formas:

  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Evita os picos de insulina no sangue (responsável pelo aumento de gordura nas células adiposas).

Farinha de Maracujá 

Muitos de nós já conhecemos os benefícios de várias farinhas com poderes emagrecedores. No entanto, a farinha de maracujá merece destaque como um dois principais alimentos que ajudam a emagrecer por causa da fibra chamada pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca do maracujá.

Quando ingerimos a farinha de maracujá, essa pectina se transforma numa espécie de gel que vai provocar uma sensação de saciedade. Além disso, ela reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue e é rica em vitamina b3, fósforo, ferro, cálcio. A farinha de maracujá também é um forte alimento que contribui no combate à diabetes, evitando picos de insulina no sangue.

Chá Verde 

O chá verde é um poderoso chá de efeito termogênico. Através de suas propriedades termogênicas, ele acelera o metabolismo, favorecendo, assim, a queima de gordura. Existem variações do chá verde, que são o chá branco e o chá vermelho, todos eles da mesma planta Camellia sinensis. Além de termogênico, o chá verde tem um forte poder desintoxicante, por isso, muito utilizado em dietas detox. 

Chá Verde
Chá Verde

Alcachofra

Quem ainda desconhece os poderes da alcachofra já pode incluí-la na lista dos melhores alimentos que ajudam a perder peso. Isso porque a alcachofra é rica em uma substância chamada cinarina, que tem a capacidade de estimular a produção de bílis e suco gástrico. Com isso, ocorre uma melhora significante na digestão da gordura contida nos alimentos, diminuindo a quantidade de toxinas acumuladas no fígado. Dentre os poderes da alcachofra também se encontra a função diurética, fazendo com que a alcachofra auxilie para eliminar a retenção de líquidos do corpo.

Berinjela

Outro que não pode faltar na lista dos alimentos que  ajudam a perder peso é a berinjela. Seu poder emagrecedor consiste na diminuição da fome, além de ajudar bastante na eliminação da gordura. Ela também é rica em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, no combate ao colesterol ruim e na má digestão.

Mas não é somente a berinjela in natura que pode auxiliar no emagrecimento. A água desse legume também possui um forte efeito emagrecedor. Portanto, a berinjela pode ser consumida in natura, através da sua água ou mesmo em cápsulas ou em pó.

Canela 

A canela é um alimento com função termogênica que faz com que o metabolismo fique acelerado. Com a aceleração do metabolismo, enquanto o corpo está trabalhando para regularizar a temperatura corporal – que aumentou com o efeito termogênico – ele usa uma quantidade maior de energia para gastar. Com isso, estimula a queima de gordura corporal.

A canela pode ser consumida de várias formas, sendo em pó ou em casca. Ela pode ser adicionada aos sucos, vitaminas, chás, molhos e pratos diversos.

Considerações Importantes

Ao pensar na inclusão de alimentos que ajudam a perder peso, vale pensar também em algumas coisas que devem ser feitas, a fim de que esses alimentos realmente funcionem.

  • Beber, no mínimo, 8 copos de água por dia. A água tem função hidratante, desintoxicante e, principalmente, auxilia o organismo na metabolização das fibras. As fibras, sem a água, não fazem nenhum efeito na flora intestinal;
  • A alimentação balanceada é fator fundamental para a perda de gorduras. Apenas incluir ao cardápio os alimentos que ajudam a perder peso não irá fazer com que você emagreça. Lembre-se, para o emagrecimento efetivo, é necessário um conjunto de fatores. Os alimentos aqui mencionados são apenas auxiliares. Procure seguir uma dieta de emagrecimento com um plano alimentar saudável;
  • Quem pensa em emagrecer deve também levar em consideração a prática de atividades físicas. Elas são importantes nesse processo, pois induzem o corpo a queimar mais gordura através do gasto energético.

Agora que você já conhece o poder de alguns alimentos que ajudam a perder peso, que tal fazer sua listinha de supermercado e sair às compras agora mesmo?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: