Venha Saber Os 7 Alimentos Essenciais para Sua Dieta

Uma dieta para emagrecer deve ser elaborada sempre visando o déficit calórico. Ou seja, se para manter seu peso você necessita de 2.000 calorias, em sua dieta você deve consumir uma quantidade menor destas para que ela faça algum efeito no seu peso.

Isso provavelmente você já deve saber, porém, existe um detalhe que muitos esquecem de observar. Os alimentos que irão compor esta dieta para emagrecer.

Existem dezenas de alimentos que além de possuírem um percentual calórico muito baixo, possuem uma gama de nutrientes essenciais à sobrevivência do seu corpo.

A dúvida é, qual os melhores alimentos para escolher? Será que dentre tantos, existem alguns que realmente são melhores?

Hoje separamos 7 destes alimentos que você deve inserir em sua dieta para emagrecer.

Alimento 1 da Sua Dieta para Emagrecer: O Ovo de Galinha (inteiro)

O ovo de galinha é considerado por muitos um dos alimentos mais completos do mundo!

A clara do ovo possui uma boa quantidade de Albumina, um tipo de proteína. E sua clara possui uma série de nutrientes e minerais essenciais ao nosso corpo, além de uma boa concentração de gordura boa.

Apenas um Cuidado Deve Ser Tomado

Caso você queira utilizar o ovo apenas para aproveitar a proteína constante nele, é interessante que faça o uso somente da clara. Uma vez que terá que consumir várias delas para reunir uma quantidade considerável de proteína.

A gema do ovo de galinha, apesar de um alimento essencial para sua dieta para emagrecer, se consumido em excesso pode causar danos à sua saúde.

É indicado que você consuma no máximo duas gemas por dia, quanto às claras o consumo pode ser muito maior. Existem pessoas que consomem de 7 a 10 por dia.

Consulte o seu nutricionista para saber a quantidade ideal para você, com base em seu objetivo de emagrecimento.

Alimento 2 da Sua Dieta para Emagrecer: O Peito de Frango

O peito de frango é uma das melhores fontes de proteína que existe!

Em uma dieta para emagrecer ele deve ser o principal alimento. Além de fornecer 27g de proteína a cada 100g, o peito de frango é um alimento rico em cálcio e com baixa quantidade de gordura e calorias.

Alimento 3 da Sua Dieta para Emagrecer: O Arroz Integral

Contrariando a opinião de muitos profissionais da área da nutrição, o arroz integral é essencial para a sua dieta.

Arroz integral

O nosso corpo precisa basicamente de três nutrientes essenciais, são os chamados “macronutrientes”, são eles a Proteína, a Gordura (sim a gordura!) e os Carboidratos.

Não pense em hipótese alguma que você pode deixar de consumir algum dos nutrientes acima mencionados em sua dieta para emagrecer.

O arroz integral é uma das melhores fontes de carboidratos que já foram descobertas até hoje.

Também temos outros dois alimentos essenciais da família dos carboidratos para lhe apresentar…

Alimento 4 da Sua Dieta para Emagrecer: A Batata-doce

A batata-doce é considerada pelos praticantes de atividade física o suprassumo dos alimentos.

Além de uma fonte de carboidratos excelente, ela é capaz de armazenar o glicogênio muscular, utilizado no momento da pratica de atividades físicas.

A batata-doce também possui outras vitaminas e sais minerais essenciais ao nosso corpo.

Independente se você busca o emagrecimento através de atividades físicas, ou somente por meio de dietas, considere incluir a batata-doce em sua alimentação.

Alimento 5 da Sua Dieta para Emagrecer: A Aveia

A aveia, assim como o arroz integral e a batata-doce é uma outra alternativa de carboidrato para você inserir em sua dieta para emagrecer.

Pode ser utilizada em grãos ou como farinha.

Uma Dica Extra Sobre os Carboidratos

Estes três carboidratos mencionados são conhecidos como carboidratos complexos, ou “de absorção lenta”.

Isto implica dizer que estes alimentos demoram a ser digeridos pelo organismo e com isto temos dois benefícios básicos:

  • O Primeiro, é que como seu corpo passará mais tempo para digerir estes carboidratos, automaticamente eles lhe darão uma maior energia, principalmente durante os treinos intensos;
  • Outro grande benefício é com relação à liberação de insulina.

Durante a digestão, o corpo libera um hormônio chamado “insulina”. O excesso deste homônimo no corpo tem grandes consequências, uma delas é a dificuldade de queima de gordura.

Como os carboidratos complexos demoram a serem digeridos, automaticamente a insulina liberada no processo de digestão é reduzida.

Agora, voltando ao assunto dos alimentos essenciais de sua dieta para emagrecer, vamos falar dos cereais e grãos.

Alimento 6 da Sua Dieta para Emagrecer: A Farinha de Soja

A farinha de soja é um alimento que possui altos percentuais de carboidratos e fibras alimentares com um baixíssimo percentual de calorias.

Ao consumir a farinha de soja seu corpo se sentirá mais saciado por um período maior de tempo.

É excelente para ser consumida a noite, onde a fome geralmente costuma atacar mais severamente.

Além dos benefícios para a sua dieta para emagrecer, a farinha de soja possui propriedades que inibem os sintomas da tensão pré menstrual bem como da menopausa.

Alimento 7 da Sua Dieta para Emagrecer: A Semente de Chia

A chia, além de riquíssima em vários nutrientes também é uma forte aliada da queima de gordura, e você deve inserir este alimento em sua dieta para emagrecer.

Chia

O principal fator relevante ao emagrecimento que a Chia possui é com relação às fibras. Elas auxiliam a queima de gordura, além de regular o trânsito intestinal, e o melhor, com uma quantidade de calorias quase que irrelevante.

É recomendado o consumo de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa, por dia.

É sempre importante lembrar que apesar de você ter um vasto conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona sobre dietas e emagrecimento extraído aqui do meu blog, é necessário sempre que você procure ajuda de um profissional para montar a sua dieta para emagrecer.

Eu sempre digo: jamais subestime a necessidade de um bom profissional da área de nutrição.

Agora você pode ficar à vontade para explorar mais assuntos sobre dietas, emagrecimento, musculação e fitness no meu blog.

Sempre estou trazendo mais conteúdo atualizado aqui, fique de olho para não perder nada.

Deixe o seu comentário logo abaixo, e compartilhe este post com mais pessoas que precisam conhecer sobre estes alimentos.

 

 

 

 

Recomendados: