Será Que Beber Muita Água Pode Dar Barriga? [Saiba] os Mitos e Verdades

Você com certeza já ouviu dizer por aí que beber bastante água é ótimo para emagrecer, certo? Mas por um acaso, você também ouviu que beber muita água pode dar barriga, e agora? O que é mito e o que é verdade?

Entenda aqui o verdadeiro papel da água no nosso organismo, seus benefícios e possíveis malefícios e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

A água, quando dentro do organismo, tem a função de regular a temperatura corpórea através da eliminação do suor, além de atuar na eliminação de resíduos metabólicos. Já através da urina ela consegue fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte desses nutrientes até as células, e ainda auxiliar na prática de esportes onde ajuda a diminuir o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga nos músculos.

Apesar de todos os benefícios relacionados a água, em recente estudo feito pela Espanha e pelos Estados Unidos, foi descoberto que o consumo em excesso de água pode fazer mal a saúde em alguns sentidos.

Segundo o Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, “há recomendações para a quantidade diária que o corpo necessita, mas afirmar que um ser humano requer oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica”.

Esse estudo indicou que para se manter saudável, as mulheres precisam de cerca de 2,7 litros de água por dia, enquanto os homens precisam de 3,7, porém, essa contagem leva em conta todas as bebidas que ingerimos diariamente, e não apenas a água, assim como a água presente em todos os alimentos consumidos durante o dia, ou seja, não sobra tanta água assim para afirmarmos que todos devem ingerir ao menos dois litros de água por dia.

O principal a ser levado em consideração aqui é que a regra de “beba bastante água para emagrecer e ficar saudável” vale, porém, não é preciso consumir dois litros de água por dia. Nosso corpo é infalível em nos avisar quando algo está errado, e quando você está com um baixo nível de água no organismo, o que acontece? Você sente sede, é claro.

A quantidade de água a ser ingerida por dia não pode ser totalmente fixada, mas dependerá de cada caso, onde a alimentação de cada um de nós fará diferença, além do local em que moramos, a temperatura ambiente, se praticamos exercícios físicos, etc.

É claro que existem pessoas que não bebem tanta água como deveriam e costumam preferir sucos, refrigerantes ou chás, e por isso não costumam sentir sede. Se você é uma dessas pessoas, começar a beber um pouco mais de água e diminuir os outros tipos de bebidas com certeza fará muito bem a sua saúde. Porém, se você é o tipo de pessoa que adora beber água, mas toma cerca de 1 litro por dia e já se sente bem assim, acredite, você não precisa ingerir mais um litro de água diariamente para que consiga emagrecer e ficar mais saudável.

Água no Copo
Água no Copo

Além de promover o bom funcionamento do nosso organismo, a água ainda traz benefícios no fortalecimento dos cabelos, unhas e da nossa pele, eliminando toxinas e permitindo uma maior hidratação. Além disso, o bom funcionamento dos nossos rins depende da água em nosso organismo.

Quando falamos sobre emagrecimento em si, não existe base científica que comprove que beber água realmente emagrece, porém, como os benefícios ao organismo são muitos e como ela melhora o funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas, pode-se sim dizer que ela ajuda a emagrecer, além de ser ótima para tirar a fome e da água gelada ser termogênica, ou seja, beber água gelada melhora o funcionamento do metabolismo, e nos ajuda a emagrecer mais rápido.

Ainda assim, algumas ponderações devem ser feitas em relação a quantidade de água necessária que uma pessoa deve consumir, e como adicionar a água em sua dieta sem exageros. O perigo aqui fica em torno dos casos de anorexia, onde as pessoas passam a beber mais água por acreditarem que irão emagrecer e passam a consumir uma quantidade muito alta, normalmente substituindo copos de água por uma refeição. Nesses casos de baixo peso e má alimentação, o risco chega a ser de morte, uma vez que pode acontecer uma intoxicação por excesso de água, uma vez que o sódio do organismo fica muito abaixo do normal.

A quantidade recomendada de água a ser ingerida, reiteramos mais uma vez, depende de cada pessoa, do local em que ela mora, de seus hábitos alimentares e diários, porém, existe uma conta de que devemos ter água em nosso corpo na mesma quantidade de calorias que ingerimos, por exemplo, se estamos fazendo uma dieta de 1200 calorias, deveríamos ingerir 1,2 litros de água, contando com a água presente em outros líquidos e até mesmo nos alimentos.

Quanto a famosa “barriga d’água”, sim, ela pode aparecer caso você beba muita água de uma vez, porém, é um mito que beber muita água dá barriga. Pelo contrário, quando bebemos água o suficiente, ela é capaz de acabar com a retenção de líquidos, uma vez que diminui a quantidade de sódio no nosso organismo, e por isso, conseguimos desinchar, e na verdade “perder barriga”.

Fica claro o papel importantíssimo que água tem em nosso organismo, e muitos de nós provavelmente sabe que é possível viver vários dias sem se alimentar, mas é impossível viver sem água por mais de três dias, onde esse quadro pode levar a morte.

Dada a importância da água e todos os seus benefícios, você pode continuar tranquila e adicionar uma boa quantidade de água a sua dieta, pois sim, ela ajudará o seu metabolismo a funcionar melhor, ajudará você a se sentir saciada, e portanto, ajudará a emagrecer, mas se você não sente a necessidade de beber mais do que um litro de água por dia, lembre-se de que isso não é necessário e que nosso organismo é perito em dizer o que é melhor para nós. Se você sente sede, você precisa de água, se você não sente sede, seu corpo está funcionando bem!

Agora que você já sabe todas essas informações, compartilhe com seus amigos!

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