Descubra os Segredos da Canela – Ela Realmente Auxilia na Aceleração do Seu Metabolismo?

A canela é usada em diversas receitas e pode ser bastante apetitosa. Não bastasse isso, muitos defendem que canela é termogênica e, por isso, poderá ajudar a produzir efeitos sobre a queima de gordura.

Será que isso é realmente verdade? Veja na sequência tudo sobre a canela e se ela pode ou não ajudar você a emagrecer.

O que é um Alimento Termogênico?

Antes de entender mais sobre a canela você precisa entender o que são alimentos termogênicos e porque eles são tão recomendados para a perda de peso.

O nosso metabolismo desempenha diversas funções no dia-a-dia que consomem energia. Alguns alimentos possuem a capacidade de promover a aceleração do metabolismo, fato que exige um maior consumo de energia para o metabolismo.

Esse aumento de velocidade também exige maior consumo por parte do organismo que, nesse processo, irá usar de gordura também. É justamente por essa ação que os alimentos com propriedades termogênicas podem ajudar no emagrecimento.

A Canela é Termogênica?

Uma vez entendido o que é um alimento termogênico, a dúvida natural passa a ser sobre a canela evidentemente. Afinal, a canela é termogênica?

A resposta é sim, a canela é um alimento termogênico e consegue justamente pelas suas propriedades atuar no processo de emagrecimento e ajudar na queima de gordura.

Isso acontece justamente pelas suas propriedades as quais, assim como outros alimentos do grupo termogênico, permitem a aceleração do metabolismo, contribuindo diretamente para a queima de gordura.

Quem sofre com partes do corpo inflamadas também terá bons resultados com o consumo da canela já que ela tem também a característica de um alimento anti-inflamatório. Ela é recomendada para pessoas obesas justamente por isso.

A Canela Poderá Resolver Todos os Problemas de Obesidade?

Não, de maneira alguma. Esperar que o consumo da canela (ou de qualquer outro alimento termogênico) irá resolver qualquer problema sobre obesidade é um grande erro.

O seu efeito pode sim produzir bons resultados se usada em conjunto com uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos e outros tantos detalhes importantes de quem busca emagrecer. A canela é termogênica, não milagrosa.

Canela é Termogênica
Canela é Termogênica

Mesmo assim, o consumo de canela é mais do que recomendado e não apenas pela sua capacidade de estimular a queima de gordura. Existem outros benefícios que são importantes para a saúde e não devem ser ignorados.

Outros Benefícios da Canela

Além do emagrecimento, outros aspectos fazem do consumo da canela algo bastante recomendado e interessante por diversas razões – todas ligadas à saúde.

Não é nenhum segredo que ser saudável também pode trazer resultados interessantes para a forma física. Doenças geralmente afetam o desempenho dos processos internos do organismo e podem trazer dificuldades na queima de gordura.

Veja a seguir outros benefícios do consumo de canela para o metabolismo.

  • Reforço do Sistema Imunológico

Está em uma dieta regrada e com boa prática de exercícios físicos? Então a sua disposição precisa ser mantida em dia e nada melhor do que apresentar um sistema imunológico forte e resistente.

A canela tem a capacidade de melhorar a resposta do corpo aos vírus que causam as gripes, tornando o corpo mais resistente a elas. Dessa forma a canela torna o sistema imunológico reforçado.

  • Controle do Colesterol

O colesterol se divide em dois tipos: o bom e o ruim. O primeiro é importante e ajuda a melhorar o funcionamento corporal, enquanto que o segundo pode trazer problemas à saúde quando está presente em excesso dentro do corpo.

Estudos já comprovam que a canela também apresenta resultados sobre o controle do colesterol. O seu consumo regular pode reduzir em até 20% o colesterol ruim dentro de um período de um mês.

  • Controle de Diabetes

Outra doença que costuma aparecer em dietas sem cuidados e com problemas alimentares é o diabetes – o cuidado deve ser dobrado para pessoas que possuem esse tipo de problema em antepassados.

A canela também pode agir sobre esse problema, ajudando a trabalhar sobre a insulina e promovendo maior controle do metabolismo sobre esse aspecto, o que contribui diretamente para menores problemas com essa doença.

  • Outros Benefícios

Além dessas principais vantagens apresentadas pela canela, existem ainda outros efeitos positivos para a saúde que devem ser considerados.

Esse alimento possui ação antioxidante, ajudando a prevenir doenças degenerativas e envelhecimento, além de atuar no controle das triglicérides – essa substância em alta quantidade pode produzir efeitos negativos sobre a saúde com a promoção de doenças.

Como Consumir a Canela

Não é porque a canela apresenta esses benefícios e a propriedade termogênica que pode ser consumida de maneira exagerada e sem critério.

Como você viu, ela possui características que incentivam o metabolismo e a queima de gordura, porém o consumo em excesso pode trazer algum problema, especialmente para pessoas que apresentem alguma intolerância a esse alimento.

Por isso é recomendável consultar um nutricionista antes de começar a aproveitar as vantagens do alimento. A canela é termogênica, porém precisa ser usada da maneira correta. Gestantes devem evitar o consumo da canela.

Entre os principais impactos para a saúde quando o seu consumo passar dos limites estão a intoxicação, irritação do intestino, o aumento da frequência cardíaca (impacto direto da aceleração metabólica) e alergias.

Quando o seu consumo for liberado, saiba que não há grande diferença do ponto de vista nutricional entre a canela em pó ou em barra, portanto você poderá consumir da maneira que preferir.

Combinando a Canela com Outros Alimentos

Uma boa opção para adicionar a canela à sua dieta é combiná-la com outros alimentos (desde que eles também sejam saudáveis e não afetem a realização do emagrecimento que é o objetivo principal).

Uma boa opção é usá-la junto ao gengibre – outro alimento com características termogênicas. Outro alimento muito comum é o arroz doce já que a canela tem a capacidade de reduzir a insulina desse alimento quando comparado ao consumo isolado.

Enfim, as opções são inúmeras e você poderá combina-las com os alimentos que preferir. Apenas não se esqueça de manter os objetivos saudáveis para não prejudicar a queima de gordura.

Não se esqueça de também de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e familiares.

Recomendados: