Consiga Emagrecer de Verdade no Pós-Parto Com 5 Dicas Naturais

Depois do parto, é comum a mulher ter vontade de emagrecer para voltar ao peso normal, que tinha antes da gravidez. Tudo o que ela mais deseja é deixar a sua autoestima lá em cima e para se sentir bem consigo mesma.

Entretanto, nessa fase não é aconselhável fazer dietas que sejam muito restritivas porque elas podem acabar prejudicando a amamentação.

Mas, como conseguir perder peso de um jeito saudável em meio à loucura que é a vida de uma mãe e do seu bebê?

Vejamos dicas naturais para emagrecer no pós-parto!

Não Faça Dietas! Apenas Coma Direito

O primeiro passo para conquistar a perda de peso após a gravidez é pôr na sua cabeça que você não deve fazer regime ou dietas de restrição de calorias.

Sim, isso pode até parecer estranho, mas pense bem. Fazer regime logo depois que o bebê nascer, torna o processo de emagrecimento ainda mais difícil.

Primeiramente porque essas dietas rápidas não vão te ajudar a reconquistar e manter seu peso por um longo prazo e, pior ainda, vão tirar seu foco do que é realmente importante no momento: seu bebê!

Em segundo lugar, seu corpo acabou de lidar com uma experiência desgastante e neste momento você vai sentir na pele a ausência dos hormônios da gravidez, o que pode ser muito cansativo.

O que é possível concluir disso?

Regimes e dietas para emagrecer de maneira rápida, geralmente, são baseados em um corte severo de calorias, e tendem a pôr seu corpo diante de um grande estresse e isso é tudo o que você não quer e não precisa agora.

Aliás, o estresse gerado por não poder comer direito, junto com o seu novo papel de mãe, pode até te fazer com que você engorde mais, graças ao aumento do hormônio cortisol e da maior retenção de líquidos.

Além disso, realizar dietas cedo demais vai comprometer sua produção de leite materno e dificultar a recuperação do seu corpo, que está necessitado de muita energia.

Dicas Práticas de Alimentação Pós-parto

Bem, mas se você não consegue resistir e precisa saber o que comer, aqui vão conselhos úteis que você pode colocar em prática hoje mesmo:

  • Deixe para lá as porcarias que estão nos armários e na despensa da cozinha. Diversos estudos advertem que, quando não se dorme muito, a pessoa fica com uma tendência maior a comer besteiras;
  • Deixe sua geladeira cheia de legumes e frutas, peixes, carnes e ovos;
  • Abasteça a despensa com sementes e nozes (como amêndoas, semente de abóbora, grão de bico, entre outras), frutas secas e bolacha água e sal. Chocolate 70% cacau também pode entrar nessa! E não deixe de fora os alimentos com bastante ômega 3, como sementes de chia e sardinhas;
  • Coma comida de verdade, sempre que puder. Pode pedir para alguém te ajudar a cozinhar? Isso seria ótimo;
  • Quer petiscar? Que tal beliscar aquelas fatias de maçãs, cenourinhas e iogurte;
  • Não interessa o quanto você esteja a fim de perder peso, nunca coma menos de 1800 calorias por dia, principalmente se estiver amamentando, tudo bem?
Alimentação no pós-parto
Alimentação no pós-parto

Esqueça as Mamães Celebridades

Depois que você finalmente entendeu que agora não é o momento de fazer dieta, precisamos falar do passo dois para alcançar o emagrecimento depois do parto.

Todo mundo já viu as fotos das mamães celebridades nas revistas, que aparecem incrivelmente magras e belas algumas semanas após terem seus filhinhos, não é?

Por favor, mamãe, não entre na pressão de entender como elas conseguiram fazer isso, para conseguir fazer igual.

A Realidade é que:

  1. As fotos sempre passam por uma edição bem pesada e definitivamente não tem nada a ver com a realidade;
  2. Várias dessas celebridades conseguem emagrecer levando o corpo ao limite em seus treinos ou restringindo muito o consumo de calorias, antes mesmo que o organismo delas esteja pronto, o que é bastante perigoso.

É necessário que você entenda que seu corpo é seu corpo e o seu ritmo é o seu ritmo.

Durante as primeiras seis semanas depois do nascimento do bebê, não se importe em começar qualquer programa de emagrecimento ligado a exercícios físicos.

O verdadeiro foco nesse momento é fortalecer sua relação com o bebê, conhecê-lo melhor e atender a todas as necessidades dele.

Amamente Bastante

Este passo é de ordem mais prática: amamentação.

É bom para o recém-nascido, é excelente para a conexão com ele e também é maravilhoso para… isso mesmo que você pensou: Emagrecer!

O exercício de amamentar e produzir leite consome bastante caloria (cerca de 500 calorias por dia e pode ser até mais). Ou seja, você vai conseguir emagrecer naturalmente só com a ação de amamentar. Só precisa ter tempo para que isso ocorra.

Hidrate-se Muito

Este requisito é muito importante em como emagrecer no pós-parto.

Beber muita água ao longo do dia é essencial para a produção do leite materno e também não vai deixar que você fique desidratada.

Beber água ainda te dá a vantagem de sentir menos fome. Você sabia que, várias vezes, nós pensamos que estamos com fome quando na realidade estamos apenas com sede?

Considere Usar uma Cinta Modeladora Pós-parto (opcional)

As cintas modeladoras pós-parto já estão nas lojas há séculos e muita gente indica que as mães a utilizem depois da gravidez para auxilia na postura e na recuperação do abdômen durante os 2 primeiros meses depois do nascimento da criança.

Existe ainda um outro argumento bem válido: a compressão leve da cinta modeladora ajuda o útero a retornar ao tamanho normal e também auxilia na redução da barriga mais rapidamente, tornando mais fácil também a recuperação da diástase do reto abdominal (separação dos músculos abdominais que pode acabar acontecendo durante a gravidez).

É óbvio que não são todas as mulheres que se acostumam a fazer uso da cinta modeladora e que preferem voltar a forma com uma alimentação balanceada e atividades físicas feitas regularmente, mas a sugestão é boa e vale a pena ser testada!

O mais importante é você nunca esquecer que a sua saúde e do bebê vem sempre em primeiro lugar!

Agora você já sabe o que fazer para conseguir o corpo de volta depois da gravidez. Não se esqueça de compartilhar!

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