Conheça as 4 Fases da Dieta Dr. Atkins e Saiba Porque Ela é um Sucesso

Sabe como é que a Dieta Dr.Atkins pode te ajudar? Nós te contamos!

Quando aquele jeans que você ama não te serve mais, se suas blusinhas estão te apertando, você pode experimentar um regime alimentar de emergência. Neste caso, lançar mão desta dieta que é sucesso em Hollywood, pode ser a solução. Descubra aqui o que ela é.

Dieta Dr Atkins – Descubra Aqui o Que é e Porque Fazer

Trata-se de uma dieta criada por um cardiologista norte-americano, Dr. Robert Atkins. Ele desenvolveu a ideia deste padrão alimentar para emagrecimento rápido. Colocou em prática e diante dos resultados, divulgou-a para o mundo.

A Dieta Dr Atkins faz emagrecer através da limitação no consumo de carboidratos. Ela põe em prática uma estratégia restritiva de emagrecimento que realmente funciona. Trata-se de forçar o organismo a gastar a gordura armazenada no corpo.

Você deve estar perguntando se isto é possível, não é? Pois, pode crer que sim. E saiba que esta queima de gordura começa a ocorrer quando o metabolismo é forçado a mudar seu jeito de funcionar.

Com a ajuda da dieta do Dr Atkins seu organismo deixa de lado a queima de glicose e passa a usar a gordura estocada como fonte de energia. É nova vida para seu corpinho.

Dieta Dr. Atkins: Por que ou para que fazer

Esta dieta serve bem como dieta imediata. Leva a uma rápida perda de peso para dar uma alavancada em um emagrecimento permanente. Isto quer dizer que trata-se de um regime severo que não deve ser mantido por longo tempo.

O ideal é usá-la para iniciar um emagrecimento verdadeiro, que não te faça passar por um efeito reboque.  Depois de alcançar o peso desejado, procure fazer uma reeducação alimentar para manter o que foi conquistado.

Permanecer em uma restrição constante de nutrientes não é possível por longo tempo. Ninguém consegue viver para sempre sob tão severa restrição de carboidratos.

Depois de emagrecer os quilos que precisa, retorne a alimentação normal sem exageros. Isto não é difícil e a própria Dieta Dr. Atkins, em sua última fase, te ajuda a começar. Quer saber como fazer?

As 4 Fases da Dieta Dr. Atkins

Sim, ela também tem 4 fases. Te lembra a Dieta Dukan, não é mesmo? Mas, esta é um pouco diferente. Continue lendo e descubra…

Primeira Fase – Indução

Esta é a etapa inicial. Nela você precisará de bastante força de vontade e um tanto de disciplina. Será preciso cortar grande percentual de carboidratos de sua alimentação rotineira. Aliás, este é o primeiro passo: limitar ao máximo o consumo deste macronutriente.

Durante duas semanas só serão permitidas 20 gramas de carboidratos líquidos em seu dia. Mas, espera aí! São quinze gramas destes carbos que precisam vir de vegetais permitidos, ok?. Aposto que já estava alegrinha, pensando que eram 20 graminhas de massas e pães, não é? Mas, fica firme, que valerá à pena o sacrifício!

Não é à toa que você irá passar por esta limitação. O limite de 20 gramas de carboidratos líquidos, em sua maioria contidos em verduras e legumes, irá colocar seu corpo em uma condição emagrecedora. Você entra em estado de cetose.

No estado de cetose seu organismo se torna uma eficiente máquina queimadora de gordura. Ele passa a usar corpos cetônicos para conseguir energia, e resistir às baixas taxas de glicose. Os corpos cetônicos têm origem na quebra de moléculas de gordura.

Nesta etapa os níveis de açúcar caem, reduzindo também a insulina presente no sangue. Esta situação contribui para emagrecer. É desta forma que você perderá nesta fase, de 2 até 5 quilos, por semana. Em duas semanas você poderá emagrecer até 10 quilos.

Outro aspecto importante é a hidratação. Especialmente na fase de indução e no decorrer de toda a dieta, é indispensável beber água. Pelo menos 8 copos devem ser ingeridos. A maior ingestão de gorduras e proteínas é também essencial.

Contar Carboidratos Líquidos

Para obter sucesso é fundamental a ingestão do percentual de carboidratos sugerido. Esta afirmação refere-se a carboidratos líquidos. Para seguir a dieta é preciso entender o que são e saber como calculá-los.

Esta não é uma tarefa para qualquer um. É um procedimento complexo. Carboidratos líquidos referem-se ao total de hidratos de carbonos, menos as fibras contidos no alimento.

Quer fazer esta conta? Com certeza que não. E nem precisa. Existe um aplicativo de celular para nos poupar desta chatice. Os adeptos da dieta Dr. Atkins costumam usar o Fatsecret, por exemplo, que contabiliza carboidratos líquidos de muitos alimentos. Outra maneira é buscar alguma calculadora online que faça o mesmo serviço.

Segunda fase:  PPC – Perda de Peso Continuada

Esta é a fase de reintrodução dos carboidratos ao cardápio. Estes devem ser incorporados pouco a pouco. Neste caso, adicione 5 gramas a cada semana. Porém, deve-se observar se está sendo mantida a perda de peso.

O objetivo é reintegrar o nutriente ao cotidiano alimentar, sem interromper o emagrecimento. Gradativamente será preciso encontrar o ponto certo, o equilíbrio entre os alimentos ingeridos, inclusive carboidratos, e contínua perda de gordura corporal.

A ideia e descobrir seu nível crítico de carboidrato – NCC, ou seja quanto carboidrato você pode comer sem engordar e sem parar de queimar calorias. O emagrecer deve continuar, apesar de ocorrendo em taxa menor do que na Indução.

Terceira Fase: – Pré-manutenção

Nesta penúltima fase é momento de preparar-se para manter o peso magro adquirido. Neste período o peso ideal é encontrado. Aumenta-se semanalmente 10 gramas de carboidratos e alimentos antes proibidos passam a ser permitidos uma vez na semana.

Mas é preciso ficar atenta para descobrir o ponto em que o peso se estabiliza. Neste estágio você para de perder peso, mas também não engorda. Você descobre então o seu ECA, ou seja o Equilíbrio de Carboidratos da Atkins.

Quarta fase: Manutenção

Finalmente você chega ao final da dieta. Mas, os cuidados com o peso não vão parar por aqui. Na etapa da manutenção a meta é preservar os costumes alimentares que levaram ao corpo magro.

Alimentos Proibidos X Alimentos Permitidos.

Como se pode perceber o ponto alto desta dieta é a restrição de carboidratos e a intensificação do consumo de gorduras e proteínas. No entanto, nem todos os alimentos são permitidos. Você precisa portanto, saber o que comer. Para te ajudar nesta tarefa, aqui está uma tabela com alguns alimentos.

Alimentos proibidos  Alimentos permitidos.
Todos os tipos de alimentos derivados de farinhas (farinhas de milho, de mandioca, de trigo, de arroz, Carnes de todos os tipos: Aves, bovina, suína, peixes em geral.
Açúcar Adoçantes são permitidos
Sementes oleaginosas como castanhas e nozes, etc. Todos os tipos de chás sem açúcar. Exemplos: chá verde, mate, chá branco, erva-doce, hortelã, etc.
Todas as frutas Café
Sucos naturais e industrializados Ovos
Refrigerantes Óleo vegetal
Massas como:  arroz, macarrão, biscoitos, pães, pizzas, etc. Gordura animal, com restrição (não pode ultrapassar a porção de 2 colheres de sopa ao dia).

Exemplos: banha de porco, manteiga.

Temperos industrializados Os temperos naturais são permitidos. Por exemplo: salsinha, cebolinha verde, alho, tomilho, manjericão, pimenta, orégano, etc.
Batata Verduras: folhas verdes como alface, almeirão, taioba, agrião, rúcula, etc.
Mandioca Legumes e hortaliças como:  chuchu, abobrinha, pimentão, rabanete, pepino, etc. (comer apenas 3 xicaras por dia)
Leite e seus derivados Queijo amarelo-  Apenas 30 g por dia
Feijão, soja, ervilha, lentilha, vagem Vegetais que contém maior percentual de hidratos de carbono. Devem ser comidos com limitação. Alguns deles são: couve, brócolis, berinjela, repolho couve-flor, cebola, espinafre, entre outros.
Chocolate Azeite
Aveia Vinagre
Grãos Refrigerante diet
Cereais Muita água

 Os Aspectos Positivos e Negativos: Prós e Contras

Prós

A dieta Dr. Atkins possui seu lado positivo. Veja como pode ajudar aos que querem emagrecer com urgência:

  • Traz rápidos resultados.
  • Se for seguida conforme as normas, faz você reduzir o peso. Porém, também há perda de massa muscular e não somente gordura.

Contras

  • O baixo teor de carboidratos ingerido pode levar a sintomas desagradáveis como: Fadiga, sono em excesso, fraquezas, dor de cabeça, desmaios, falta de concentração, etc.
  • A alta liberação de corpos cetônicos pode provocar mau hálito e levar a prejuízos às células.
  • O alto percentual de proteínas pode causar dificuldades renais;
  • Poucas fibras são consumidas e isto pode causar prisão de ventre.
  • Você precisa calcular e controlar os níveis de carboidratos, pois o percentual permitido se refere a carboidratos líquidos. Sem ajuda de um nutricionista, a tarefa fica imperfeita.

Dieta Dr.Atkins recomenda um tipo de regime alimentar restritivo e bem severo. Mas como você pode observar, traz resultados rápidos. Agora que você já tem muitas informações sobre ela, pode resolver se deve ou não colocá-la em prática. Mas, não deixe de nos contar o que achou do artigo. Foi feito carinhosamente pra você. Comente. Deixe-nos saber sua opinião.

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