Dieta Ideal para quem Deseja Emagrecer e Ganhar Massa – Resultados 100% Comprovados

Praticantes de musculação possuem dois objetivos claros na mente: emagrecer e ganhar massa muscular. Claro que muito disso passa pelo plano alimentar, portanto é preciso montar uma dieta para emagrecer e ganhar massa muscular.

A tarefa nem sempre é fácil já que muitas vezes os alimentos para cada um desses objetivos são praticamente antagônicos. Muitos deles, porém, podem apresentar bons efeitos para os dois tipos de meta e é sobre eles que você deverá focar a sua dieta.

Ter um corpo musculoso e de baixo índice de gordura é um sonho de muitas pessoas e para chegar lá é preciso disciplina. Antes de ver os alimentos mais importantes nessa caminhada, veja alguns fatores importantes ao montar uma dieta para emagrecer e ganhar massa muscular.

Seguir a Rotina é tão Importante Quanto Qualquer Outro Detalhe

É muito comum ver pessoas iniciando a academia meses anteriores ao verão. Elas buscam a boa forma para ostentar na praia ou em locais onde estiver nas férias de final de ano, porém a grande maioria busca um milagre.

Esse milagre pode ser explicado pela maneira com que precisam de resultados rápidos e imediatos em curto período de tempo. Achar que a barriga adquirida ao longo do ano será substituída por músculos tonificados em dois ou três meses beira a loucura.

Quem é realmente praticante de musculação, isto é, faz seus exercícios e preocupa-se com a forma física durante o ano todo (e não apenas em momentos específicos) sabe como é difícil manter o corpo como gosta. E isso exige muita dedicação dentro de uma rotina específica.

Rotina envolve tudo que é importante para esse objetivo de emagrecer e ganhar massa muscular. Uma boa e enorme parte diz respeito à dieta. Não adiantará nada não obedecer a um plano alimentar rigoroso.

A dieta de quem precisa ganhar massa muscular não é tão restritiva quanto uma de quem busca apenas a perda de peso. Os músculos precisam de alimentos que permitam seu crescimento e evolução, o que exige certos nutrientes também.

Praticar Musculação

Se para emagrecer normalmente já é preciso incluir na sua rotina uma boa dose de exercícios físicos, não é preciso nem dizer que isso vale duplamente para quem ainda deseja ganhar massa muscular.

A frequência na sala de musculação deve ser alta. Aquele cenário relativamente comum de pessoas que fazem matrículas em academias e vão no máximos duas vezes por semana não irá funcionar quando o objetivo incluir o ganho de massa muscular.

Dormir Bem

O sono é vital para esse objetivo. É muito importante manter-se descansado para a recuperação do corpo e dos próprios músculos após uma jornada de exercícios intensos.

Menosprezar a importância do sono implicará em sérias dificuldades para garantir bons resultados.

Veja o que Comer na Dieta para Emagrecer e Ganhar Massa Muscular

Esses detalhes são muito importantes, porém no final o que vai definir os seus resultados será a dieta. Cortar doces, refrigerantes e frituras, por exemplo, é uma ordem se você realmente quiser atingir o corpo dos seus sonhos.

Alguns alimentos podem facilitar consideravelmente essa missão. Veja a seguir alguns dos alimentos obrigatórios na sua dieta para emagrecer e ganhar massa muscular.

  • Batata-Doce

Um alimento clássico em uma dieta para emagrecer e ganhar massa muscular é a batata-doce (geralmente acompanhada por frango). E a razão é que sua composição tem ótimos nutrientes e, ao mesmo tempo, características boas tanto para a queima de gordura como para a construção muscular.

Cozido de Batata Doce
Cozido de Batata Doce

O principal benefício está em ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, especialmente quando comparada à batata normal. Ela tem grande quantidade de fibra, potássio e vitaminas, sendo excelente para consumo pós-treino atuando na reposição da energia que foi gasta durante o exercício.

  • Frango

Não é por acaso que a dupla batata-doce e frango é tão famosa entre praticantes de musculação. O músculo precisa de proteínas para crescer e gerar o efeito da hipertrofia e o frango é uma ótima fonte de proteínas.

Ele não é tão rico nesse nutriente quanto a carne vermelha, por exemplo, mas tem uma quantidade muito menor de gorduras – o que é importante se você também busca perder peso.

A proteína do frango é chama de proteína magra, pois é mais rapidamente absorvida pelo tecido muscular, auxiliando na restauração dos efeitos gerados na musculatura durante o treinamento.

O ideal será sempre consumi-lo grelhado, evitando a fritura que deixará o alimento mais calórico.

  • Salmão

O mesmo princípio de boa fonte de proteínas com baixo índice de gorduras também valerá para o salmão. Ele é rico em ômega 3 e possui proteína de altíssima qualidade. Também segue a recomendação para consumo grelhado ao invés de frito.

  • Ovo

Outra excelente fonte de proteína está nos ovos, composto por vitaminas (principalmente A, E e K) e proteína de alta qualidade tanto na gema, quanto na clara.

Como o objetivo também será de perder peso, o recomendado é comer apenas a clara na maioria das vezes. A razão está na quantidade de gorduras de gema que é muito maior do que na clara e pode afetar os resultados de queima de gordura.

Uma grande vantagem dos ovos é que eles podem ser consumidos das mais variadas formas (mexidos, omelete ou como queira) e ainda se enquadram nas dietas de pessoas vegetarianas – ao contrário das carnes como o salmão e o frango.

  • Espinafre

Pouco conhecido entre os praticantes de musculação iniciantes (os quais geralmente focam mais em proteínas e suplementos alimentares), o espinafre é uma excelente opção para uma dieta para emagrecer e ganhar massa muscular.

Estudos comprovaram que ele tem a capacidade de melhorar em até 20% o ganho de massa muscular, além de possuir propriedades que contribuem para relaxamento dos músculos durante o treinamento.

O espinafre também é excelente para a queima de gordura. Ele possui poucas calorias e acaba por auxiliar nesse processo de perda de peso também.

Esses são apenas alguns dos alimentos para montar uma dieta para emagrecer e ganhar massa muscular. Existem ainda muitos outros que além de muito saudáveis ainda são muito gostosos. Não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos e familiares!

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