O Segredo que Existe por Trás da Dieta Vegana – Ela Promove Emagrecimento?

As pessoas podem escolher uma dieta vegana por uma variedade de razões, seja pelo meio ambiente, ética animal ou por sua saúde. No entanto, algumas pessoas tentam fazer uma dieta vegana apenas com o objetivo fixo de perder peso – e há uma boa razão para esse tipo de dieta funcionar.

Pessoas veganas tendem a ter um menor índice de massa corporal (IMC) do que a população em geral, e vários estudos reconhecem que uma dieta vegana pode promover a perda de peso.

Além disso, uma dieta vegana bem planejada pode ser muito nutritiva, podendo ainda abaixar os níveis do açúcar no sangue e os níveis de colesterol, diminuindo o risco de determinadas doenças.

Aqui você vai entender como uma dieta vegana pode ajudar você a perder peso de uma forma saudável.

Dietas Veganas Ajudam a Perder Peso?

Estudos observacionais frequentemente relatam que os veganos são normalmente mais magras ou têm um IMC mais baixos do que a população geral.

Além disso, estudos mostram que quando todos os outros fatores são controlados, dietas veganas podem ajudar os participantes a perder quantidades significativas de peso.

Em um estudo, as pessoas que estavam seguindo uma dieta vegana por 18 semanas perderam 4,2 kg a mais do que aqueles que não fizeram mudanças na dieta.

Outro estudo comparou dietas veganas com dietas vegetarianas, pescatarianas, semi-vegetarianas e onívoras. Os participantes atribuídos ao grupo vegano perderam em média 7,5% do seu peso corporal durante o período de estudo de 4 meses. Isso foi mais do que o dobro do peso perdido, em média, em cada um dos outros quatro grupos.

Uma dieta vegana parece mesmo ajudar as pessoas a perder peso de forma mais eficaz do que dietas comumente recomendadas por várias autoridades de saúde diferentes.

Por que as Dietas Veganas Ajudam na Perda de Peso?

Para perder peso, você precisa criar um déficit calórico. Uma dieta vegana pode ajudá-lo a criar este déficit de calorias de várias maneiras.

Mais Fibras

Para começar, uma dieta vegana baseada em plantas geralmente contém uma boa quantidade de frutas, legumes, grãos integrais, feijões, ervilhas, nozes e sementes. Tais alimentos tendem a ser ricos em fibras, um nutriente que pode ajudar a reduzir a fome e aumentar os sentimentos de plenitude.

Alimentos Ricos em Fibras
Alimentos Ricos em Fibras

Uma maior ingestão de fibra pode ajudar você a atingir o déficit calórico necessário para perda de peso sem restringir a sua ingestão de calorias ou tamanhos de porção.

Estudos mostram que consumir um extra de 14 gramas de fibra por dia pode naturalmente diminuir sua ingestão de calorias em até 10%. Isso poderia levar a uma perda de 1,9 kg durante um período de aproximadamente 4 meses.

O alto teor de fibra da dieta vegana também pode explicar por que os participantes do estudo atribuídos a uma dieta vegana muitas vezes perdem peso, apesar de serem autorizados a comer até que se sintam cheios.

Menos Calorias

Devido ao seu maior teor de frutas e legumes, uma dieta vegana fornece menos calorias para o mesmo volume de alimentos. Em outras palavras, ela é menos densa em calorias.

Simplificando, você teria que comer aproximadamente 300 gramas de brócolis cozidos ou cerca de 283 gramas de melão para consumir 100 calorias. Enquanto isso, você precisaria apenas de cerca de 56 gramas de peito de frango ou 28 gramas de queijo para atingir o mesmo número de calorias.

A menor densidade calórica de alimentos vegetais faz com que você se sinta cheio com menos calorias, contribuindo assim potencialmente para o déficit calórico necessário para a perda de peso.

No entanto, é importante notar que quando combinado em calorias, uma dieta vegana não é mais eficaz do que uma dieta de controle para perda de peso.

Limita sua Ingestão de Certos Alimentos

Muitos dos alimentos que você encontra no seu dia a dia contêm produtos de origem animal. Estes alimentos incluem opções de alto teor calórico e de baixo teor de nutrientes, como alimentos processados ​​e produtos assados, que são enganosamente fáceis de se comer em excesso.

Estudos mostram que estar exposto a esses alimentos torna você mais propensos a consumi-los. Portanto, seguir uma dieta vegana pode tornar mais fácil limitar ou evitar essas opções.

Por exemplo, é mais fácil evitar comer mais calorias do que você precisa quando o café que você gosta não tem brownies veganos ou quando uma tigela de doces só contém chocolate ao leite.

Essa pesquisa ainda mostra que ter acesso a uma maior variedade de alimentos pode fazer com que você consuma até 23% mais calorias. Ao limitar suas escolhas alimentares a um seleto grupo, uma dieta vegana pode ajudar a reduzir o risco de comer demais.

Uma dieta vegana também pode restringir a variedade de escolhas que você tem quando come fora. Como resultado, muitos veganos escolhem cozinhar em casa em vez de ir para restaurantes, e refeições caseiras geralmente contêm menos gordura, açúcar e calorias em geral do que as refeições de um restaurante, e isso também pode ajudar você a limitar as calorias e perder peso.

Como Perder Peso com Segurança em uma Dieta Vegana

A eliminação de produtos de origem animal de sua dieta não leva automaticamente à perda de peso. Fazer uma dieta vegana vegetal também não significa necessariamente que sua dieta é saudável, uma vez que algumas dietas veganas podem apresentar deficiências em vitaminas e proteínas, por exemplo.

Aqui estão algumas dicas para se manter saudável e ainda maximizar a perda de peso, garantindo que você continue a satisfazer todas as suas necessidades de nutrientes:

  • Coma muitos vegetais: Consuma uma grande variedade dos vegetais, e tente encher pelo menos 50% do seu prato com eles em cada refeição.
  • Não se esqueça da proteína: Inclua alimentos ricos em proteínas, como tofu, feijão, lentilhas e ervilhas em suas refeições.
  • Monitore a ingestão de gordura: Evite consumir grandes quantidades de óleos e plantas ricas em gordura, como abacates, azeitonas, coco, nozes e sementes, uma vez que são ricos em calorias.
  • Limite alimentos processados: Minimize sua ingestão de alimentos veganos processados, tais como carnes simuladas, queijos e sobremesas veganas. Fast food vegano ainda é fast food.
  • Acompanhe a sua alimentação: Acompanhe sua ingestão de alimentos utilizando um diário de alimentos e tenha seus níveis de nutrientes no sangue verificados para garantir que você está atendendo às suas necessidades nutricionais.
  • Não se esqueça dos nutrientes: Certifique-se de incluir alimentos enriquecidos ou suplementos, conforme necessário, com especial atenção à vitamina B12.

Como você pode observar, uma dieta vegana pode ser bastante interessante na perda de peso e pode fazer você conseguir atingir seus objetivos mais rápido. Se você está querendo perder peso e tem alguma curiosidade em eliminar alimentos de origem animal, talvez essa dieta seja para você!

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