O Emagrecimento Real Com a Dieta Correta

Basta você abrir a internet que uma enxurrada de dietas surge à sua frente. São várias delas, a perder de vista. Cada uma com promessas diferentes e emagrecimento relâmpago ou definitivo. Mas, afinal, você sabe quais são realmente as dietas que funcionam para emagrecer?

Pois, se você está em uma luta desigual com a balança e com o espelho e decidiu que é o momento de começar uma dieta para emagrecer, acompanhe esse artigo. Nós vamos falar sobre o emagrecimento eficaz, e como nosso organismo reage a ele.

Mas antes, para que você entenda melhor, vamos compreender alguns conceitos fundamentais sobre o funcionamento do nosso organismo.

O Perigo do Falso Emagrecimento

É muito comum começarmos uma dieta do tipo milagrosas e ficarmos surpreendidos com os resultados da balança. É incrível o quanto os ponteiros começam a despencar, mostrando o quanto você está emagrecendo rápido. Mas, será que você está realmente emagrecendo?

O grande problema da maioria das dietas que as pessoas fazem é que durante o processo de emagrecimento, elas não perdem apenas a gordura. É fato que junto da gordura, as pessoas também estão perdendo líquidos (o que é bom, devido ao inchaço), e uma grande quantidade de massa muscular. Por isso os ponteiros descem da balança, e você tem uma falsa sensação de emagrecimento.

Dietas para Emagrecer

Muitas dietas erradas levam a pessoa a perder muita massa muscular, e esse é um dos maiores inimigos de qualquer dieta. Isso porque, quanto mais massa muscular nosso corpo possui, mais o metabolismo vai funcionar. À medida que se perde massa muscular (massa magra), o metabolismo fica mais lento, deixando de trabalhar como deveria.

Portanto, o verdadeiro emagrecimento é aquele que eliminamos apenas as gorduras, e não outra coisa. Isso significa que as dietas que funcionam são aquelas que promovem a queima de gordura corporal, e ainda contribuem para o aumento de massa muscular. Lembre-se: quanto mais massa, melhor se trabalha o metabolismo e com isso, maior será a queima de gordura.

Dietas Tradicionais – Contar Calorias Emagrece?

Muito se tem falado a respeito de dietas tradicionais com base em contagem de calorias. Não raras as vezes encontramos pessoas com uma caderneta e uma calculadora embaixo do braço, fazendo as anotações e contagem de calorias ou pontos de tudo o que se come durante o dia. Mas, até que ponto as dietas tradicionais são eficazes para um emagrecimento definitivo? Até que ponto elas podem ser consideradas dietas que funcionam de verdade?

Quando falamos de alimentos, precisamos entender que nem todas as calorias são iguais e nem todos os alimentos irão funcionar da mesma forma em nosso corpo. Por exemplo, você acha que 300 calorias de um churrasco é a mesma coisa que 300 calorias de pão? Vamos entender como cada um deles funciona.

As carnes são proteínas. A função delas é fornecer material para a construção e manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos (incluindo o tecido muscular). Quando ingerimos proteínas, elas serão quebradas durante o processo de digestão, que serão absorvidas pelas nossas células, sendo transformadas em aminoácidos. Estes aminoácidos possuem função construtora e reparadora, e serão utilizados pelo corpo. Vale lembrar que as proteínas também são fonte de energia.

Os pães são carboidratos. A função deles é fornecer energia para o nosso corpo. Quando ingerimos carboidratos, eles entram na corrente sanguínea se transformando em açúcar e, consequentemente, elevando os níveis de glicose do sangue. Quando esse açúcar entra em grande quantidade na corrente sanguínea, a insulina liberada pelo pâncreas trata de “distribuir” esse excesso de glicose pelo corpo. Essa glicose vai se transformar em gordura, que será armazenada em nosso corpo. É por isso que engordamos.

Diante desses dois exemplos, será que podemos dizer que as 300 calorias da carne e as 300 caloiras do pão agiram da mesma forma em nosso corpo? Portanto, fica claro percebermos por que contar calorias não emagrece. As dietas que funcionam para emagrecer são aquelas cuja alimentação saudável irá promover a queima de gordura do seu corpo – e não o contrário.

O Segredo do Emagrecimento Rápido e Definitivo

O segredo de qualquer emagrecimento está na alimentação. E engana-se quem pensa que comer pouco é sinônimo de emagrecimento. Comer pouco só vai fazer com que a pessoa fique com déficit de nutrientes no corpo, além de perder uma grande quantidade de massa muscular. As dietas que funcionam para emagrecer devem fornecer a você uma alimentação estratégica, a fim de transformar o seu próprio corpo em uma máquina de queimar gordura. E como fazer isso?

Como já vimos, os carboidratos têm a função de fornecer energia para o nosso corpo. Ou seja, quando estamos nos movimentando, a primeira fonte de energia que ele vai usar é a energia que vem dos carboidratos.  Acontece que, se diminuirmos essa quantidade de carboidrato, o corpo vai ficar “desesperado” para buscar mais energia. E onde ele vai encontrar? Em nosso “depósito” de gordura, aquela que foi armazenada em nosso corpo. Consequentemente, nós emagrecemos! O que acontece é que nesse processo nós forçamos o organismo a buscar sua energia dos estoques de gordura, daí a expressão: “transformar o corpo em uma máquina de queimar gordura”.

Por outro lado, se diminuímos a quantidade de carboidrato, devemos compensar aumentando a quantidade de proteínas. Nesse processo, o corpo irá proporcionar a manutenção – e até mesmo ganho – de massa magra (massa muscular). Ou seja, você não perde massa muscular nesse tipo de dieta.

Tipo de Dietas que Funcionam para Emagrecer

Como já vimos, a base do emagrecimento eficaz é através da dieta que trabalhe com alimentação estratégica, forçando o corpo a queimar as gorduras. Existem várias dietas que possuem esse mesmo princípio, com algumas diferenças em suas variações. Veja algumas delas:

  • Dieta Atkins;
  • Dieta Paleolítica;
  • Dieta Low-Carb;
  • Dieta Slow Carb;
  • Dieta Cetogênica;
  • Dieta Dukan, entre outras.

O mais interessante é que todas essas dietas possuem o princípio da boa alimentação, onde você não precisa se restringir a quantidades. Portanto, se você está procurando por dietas que funcionam de verdade, tenha certeza de escolher a dieta que faça o trabalho de queima de gordura corporal, como essas de que falamos, por exemplo.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: