Óleo de Coco em Cápsulas Emagrece? Saiba Toda a Verdade AQUI!

Ele já ganhou o título do queridinho do emagrecimento, e há quem diga que é um item obrigatório em qualquer dieta de emagrecimento. Estamos falando do óleo de coco. Mas, será que o óleo de coco em cápsulas emagrece realmente? Quais os benefícios desse óleo no processo de emagrecimento? Ele não é calórico?

Nesse artigo, nós vamos falar um pouco sobre esse óleo tão polêmico e ao mesmo tempo tão querido por tantas pessoas. Vamos falar se o óleo de coco em cápsulas emagrece de fato e o que fazer para torná-lo um potente auxiliar nas dietas de emagrecimento.

Para que Serve o Óleo de Coco?

Ao contrário do que muitos pensam, o óleo de coco não é apenas uma modinha da atualidade. Há quem diga que há milhares de anos ele já vinha sendo utilizado pelos antigos povos asiáticos. Eles já usavam o óleo de coco tanto para uso alimentar quanto para cuidados com a beleza.

Os adeptos do óleo de coco fazem questão de consumi-lo por conta de seus benefícios que, segundo eles, são muitos. Dentre os melhores benefícios do óleo de coco estão induzir a melhora dos níveis de colesterol e provocar a diminuição dos estoques de gordura.

Mas a sua utilidade e seus benefícios não param por aí. Estudos têm comprovado a sua eficácia em processos de emagrecimento, pois ele promove o aumento do metabolismo e a diminuição do apetite. Dessa forma, se associado a uma dieta hipocalórica, ele pode trazer muitos benefícios para quem anda às voltas com a balança.

Por que Óleo de Coco em Cápsulas?

O óleo de coco pode ser consumido in natura ou em cápsulas. No entanto, muitas pessoas preferem fazer uso do óleo de coco em cápsulas, por conta da praticidade e também porque evita exageros na dose. Sim, o fato é que não podemos nos esquecer de que ele é um óleo e, como tal, deve ser consumido em quantidade moderada.

A recomendação diária para a ingestão do óleo de coco é de, no máximo, 30 g do óleo de coco por dia – ou o equivalente a três colheres de sopa bem rasas. Ultrapassar essa quantidade oferece o risco de um aumento calórico considerável. Daí a praticidade ao consumi-lo em cápsulas.

Outro fator relevante para quem opta pela versão do óleo de coco em cápsulas é o sabor acentuado que o óleo in natura possui.

Por que o Óleo de Coco em Cápsulas Emagrece?

Essa é uma das principais perguntas que as pessoas fazem com relação ao óleo de coco. Pois bem, o óleo de coco é um óleo de origem vegetal, e é formado quase que totalmente por lipídios. Isso faz com que o óleo de coco seja um produto altamente calórico. Para quem se preocupa com calorias, uma colher de sopa do óleo de coco possui cerca de 115 calorias.

Assim sendo, se o óleo de coco é tão calórico, por que podemos acreditar que o óleo de coco em cápsulas emagrece?

Para compreendermos melhor, precisamos conhecer a sua composição. Enquanto alguns óleos são formados por ácidos graxos de cadeia longa, o óleo de coco é formado por ácidos graxos de cadeia média (também conhecidos como TCM – triglicérides de cadeia média) na maior parte de sua composição. Aliás, com exceção do leite materno, o óleo de coco é o alimento mais rico em TCM da natureza.

E qual a diferença então entre os ácidos graxos de cadeia longa e média (TCM)? Quanto mais longa for a cadeia de carbonos, mais energia ela irá fornecer ao organismo. Ou seja, o ácido graxo de cadeia longa fornece ao corpo uma grande quantidade de energia para ser utilizada. Acontece que se essa energia não for toda utilizada, ela será estocada na região abdominal em forma de gordura.

Já os ácidos graxos de cadeia média são metabolizados diretamente no fígado, que, por sua vez, irá utilizar a energia fornecida pelo óleo de coco para realizar as suas funções metabólicas. Dessa forma, não há como sobrar energia para ser estocada em forma de gordura. Ou seja, os TCM (triglicérides de cadeia média) não são estocados pelo corpo da mesma forma que os triglicérides de cadeia longa.

Os Benefícios do Óleo de Coco em Cápsulas

Outro fator que atribui ao óleo de coco o poder emagrecedor é que ele possui propriedades termogênicas, pois ela acaba acelerando o metabolismo quando realiza suas funções no fígado.

E como não falar sobre a diminuição do apetite? Outro benefício dos TCM é que eles possuem um poder maior de saciedade. Como consequência, irá resultar em uma diminuição significativa do apetite.

Benefícios do Óleo de Coco
Benefícios do Óleo de Coco

Ele contém gorduras saturadas, monoinsaturadas e pol-iinsaturadas, como o ácido oleico, ácido linoleico e ácido láurico. Estes, além de auxiliarem na perda de peso também são conhecidos por suas inúmeras propriedades medicinais, bem como:

  • Efeito anticatabólico: por ser rapidamente convertido em energia, a massa muscular não é utilizada como fonte de energia, ou seja, não há perda de massa muscular;
  • Controle do açúcar no sangue: o óleo de coco evita picos de insulina, controlando a quebra dos carboidratos em glicose. Dessa forma o açúcar é liberado de maneira gradual, ajudando a regular os efeitos do índice glicêmico dos alimentos;
  • Baixa os níveis de colesterol: a atuação do ácido láurico no óleo de coco promove o aumento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Com isso, o coração fica mais protegido, evitando entupimento das artérias;
  • Aumento da imunidade – o ácido cáprico contido no óleo de coco, juntamente com o ácido láurico, podem também auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Considerações Importantes

Como acabamos de ver, o óleo de coco possui muitas propriedades consideradas emagrecedoras, ou seja, favorecem o processo de emagrecimento. No entanto, por ser um alimento altamente calórico, ele não deve ser consumido em grandes quantidades.

Há muitas pessoas que questionam se o óleo de coco em cápsulas emagrece e acabam esquecendo de que, para que hajam resultados nos seus efeitos emagrecedores, faz-se necessário a associação do uso do óleo de coco com uma dieta hipocalórica.

As atividades físicas também podem contribuir na aceleração do processo de emagrecimento quando aliadas ao consumo do óleo de coco.

Onde Encontrar o Óleo de Coco em Cápsulas

Podemos encontrar o óleo de coco em cápsulas nas farmácias de manipulação, drogarias, casas de produtos naturais e até mesmo através de compra pela internet.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: