Como Levar Uma Vida Mais Saudável Com Essas Dicas Poderosas

Você acha que tem levado um estilo de vida saudável? Uma vez ou outra é comum que a gente abdique das boas práticas de uma vida saudável, mas na maioria das vezes, todos nós que estamos acostumados a levar uma vida ao menos sem excessos, costumamos achar que estamos fazendo um bom trabalho mantendo nossa saúde através de bons hábitos alimentares e atividades físicas, nos preocupando apenas em caber naquela roupa que mais gostamos.

Mas Será que Isso é Suficiente para ser Considerado “Saudável?”.

De acordo com um estudo recente, poucos adultos realmente satisfazem os critérios para um estilo de vida saudável.

Esse estudo feito nos Estados Unidos mostrou que apenas 3% dos adultos obteve uma pontuação considerável entre os quatro critérios básicos para uma vida saudável. Apenas 13,8% atenderam a três dos critérios; 34,2% preenchiam apenas dois critérios, e as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens.

Mas Quais são Esses Quatro Critérios? Conheça-os

  • Você fuma?
  • Você consegue manter um peso saudável, ou você está perdendo peso com sucesso para atingir um peso saudável?
  • Você come pelo menos 5 porções de frutas e legumes diariamente?
  • Você se exercita por 30 minutos ou mais, 5 vezes por semana?

Todos sabem que fumar faz mal à saúde. Se você é um dos sortudos que nunca se tornou viciado em nicotina, então você já está na frente. Para os fumantes, esses devem saber que é muito bom que eles estejam trabalhando para acabar com esse mau hábito e se tornar uma pessoa mais saudável.

Porém, embora esses quatro hábitos sejam indiscutivelmente importantes para um estilo de vida saudável, muitas pessoas podem pensar que existem mais fatores a ser levados em consideração. E realmente, existem muitas outras práticas para manter uma vida saudável.

Essas práticas de uma vida saudável não só irão ajudar você a emagrecer e conquistar um corpo bonito, mas ainda vão muito além, fazendo com que você esteja e se sinta tão bem quanto jamais imaginou.

Entre Essas Práticas para uma Vida Saudável, Você pode Adotar

Desfrute de Refeições Regulares em Família

Isso permite que os pais sirvam como bons modelos, podendo promover uma alimentação mais nutritiva e preparando o cenário para conversas animadas. Estar ligado à família e/ou amigos é um aspecto poderoso de uma vida saudável.

Sorria, dê Risadas

Isso mantém você com mais energia, queima calorias, e ainda ajuda a lidar com situações complicadas. Leia, assista as séries que mais gosta, conte piadas, viva todos esses momentos felizes.

Medite, Reze ou Encontre algo que te Acalme por ao Menos 10 a 20 Minutos por Dia

A contemplação é boa para a sua alma, ajuda a lidar com as exigências da vida diária e pode até ajudar a diminuir a pressão arterial e na perda de peso.

Comece a Caminhar

Esqueça quantos minutos de atividade você precisa fazer por dia, apenas faça tudo o que puder para que seu dia seja ativo. Não importa como você irá fazer isso, mas uma atividade física é essencial e vai ajudar a acabar com o estresse, queimar calorias e aumentar sua autoestima.

Prefira Ficar em Pé

Você vai parecer 5 quilos mais leve se você estiver sempre de pé e com uma boa posição abdominal. Sempre que você for caminhar lembre-se da sua postura para tirar o máximo proveito do movimento.

Experimente Yoga

As poses da ioga ajudam a aumentar a força e a flexibilidade e a melhorar o equilíbrio. Estas são áreas críticas para pessoas mais velhas especialmente, e homens e mulheres podem se beneficiar.

yoga
yoga

Alimente-se de Proteína

Este nutriente é uma parte essencial do seu plano de alimentação ou dieta. Uma proteína dura muito tempo em seu organismo e combiná-la com alimentos ricos em fibras vai fazer com que você se sinta mais satisfeita (o) com menos calorias. Desfrute de pequenas porções de nozes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, feijão, carne magra, aves ou peixe.

Exercite seu Coração

Realizar exercícios cardiovasculares fortalece o sistema cardiovascular e ao longo do tempo reduz sua frequência cardíaca de repouso. Formas de exercícios cardiovasculares incluem corrida, natação, e ciclismo, por exemplo. Um treino aeróbio de intensidade moderada deverá ser feito em 30 minutos por dia, cinco dias por semana ou então sessões de treino aeróbio de 20 minutos, três dias por semana.

Treino de Força

Um treinamento de resistência é outro método de estilo de vida saudável que potencialmente irá melhorar seu metabolismo. Uma vez que o tecido muscular requer calorias para sobreviver, a adaptação do novo músculo cria uma demanda por maior queima de calorias. Uma boa recomendação é fazer um programa de resistência duas vezes por semana com oito a 10 exercícios.

Praticar Esportes

Uma boa maneira de manter a vida saudável é praticar um esporte que você gosta. Você pode ainda envolver toda a família criando um grupo de apoio ao seu redor.

Controle seu Peso

Reduzir calorias em sua dieta aumenta a saúde de todo o seu corpo e diminui seu peso. Entenda suas necessidades calóricas diárias usando a fórmula metabólica basal, onde a taxa metabólica basal refere-se à quantidade de calorias queimadas em níveis de repouso. Uma taxa média para as mulheres é tipicamente cerca de 2.000 a 2.100 calorias por dia, e para os homens, 2.700 a 2.900 calorias por dia, mas isso pode variar dependendo do seu objetivo. Em uma dieta para perder peso, por exemplo, uma mulher costuma aderir a uma dieta de 1200 calorias diárias.

Evite Alimentos Processados

Alimentos processados são alguns dos culpados por problemas como hiperatividade, ganho de peso e certos tipos de câncer.

Pare de Comer Durante a Noite

Parar de comer durante a noite também irá ajudar na redução de peso e vida saudável. Mantenha-se ocupada e esteja ciente dos momentos em que a fome aumenta.

Durma Bem

Ter um sono adequado é crucial para a redução de peso e para manter uma vida saudável. A privação de sono desencadeia a liberação de hormônios indesejados, como o cortisol, que altera o metabolismo da glicose resultando em armazenamento de gordura. Dormir pelo menos oito horas por noite ajudará a melhorar o metabolismo regular da glicose e limitar o ganho de peso.

Reduza o Estresse

Controlar o estresse é outra forma de criar um estilo de vida saudável. Altos níveis de estresse ativam a liberação de hormônios, incluindo o cortisol, assim como acontece quando dormimos pouco, e é comum sentir fome quando estamos estressados.

Essas dicas para uma vida saudável podem ser feitas aos poucos, e uma mudança de estilo de vida em geral leva tempo para se criar. Estabeleça metas pequenas e voltadas para o tempo inicialmente e vá melhorando seu processo até alcançar o bem-estar e o corpo que deseja.

Por último, mas não menos importante, tenha sempre uma atitude positiva. Você deve acreditar em si mesma e pensar positivamente para ter sucesso em tudo o que irá fazer.

Gostou deste artigo? Então, não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Recomendados: