Tire Suas Dúvidas [Saiba] se o Prozac Auxilia na Perda de Peso

O prozac é uma medicação utilizada para tratar síndrome do pânico, depressão e transtorno obsessivo compulsivo. Alguns profissionais também recomendam esse remédio para ansiedade, compulsão alimentar e bulimia nervosa.

Muitas pessoas questionam e tem dúvidas se o prozac emagrece ou não, pois bem, se você é uma delas, abaixo saberá algumas informações sobre essa medicação e terá também a sua resposta.

Afinal, o Prozac Acarreta Perda de Peso, ou Não?   

Primeiro, você precisa saber o que é esse medicamento e para que exatamente ele serve. Acima já foi feito um breve resumo sobre o seu uso, mas aqui você saberá informações mais amplas a respeito desse remédio.

Ele foi desenvolvido para provocar a cura de algumas doenças na área emocional, como:

  • A depressão, que é um distúrbio cerebral bem comum nos dias de hoje. As possíveis causas para provocar essa doença incluem uma mistura de fontes biológicas, sociais, psicológicas e de angústia;
  • A síndrome do pânico, que é um transtorno de ansiedade onde a pessoa tem crises repentinas de medo intenso e desespero com a sensação de que algo ruim vai acontecer, mesmo quando não há nenhuma razão para isso e nem perigo iminente. Os motivos exatos que originam esses desequilíbrios ainda são desconhecidos, mas a ciência acredita que alguns fatores podem desencadear esse transtorno, como: genética, temperamento forte, estresse e alterações na maneira de como o cérebro funciona;
  • O transtorno obsessivo-compulsivo, nele, a pessoa fica tendo pensamentos e medos inexplicáveis, o que acaba fazendo com que elas desenvolvam comportamentos obsessivos e compulsivos. Os médicos ainda não desenvolveram uma causa principal para essa doença, mas as teorias principais que podem ocasionar essa desordem mental se resumem em 3 fatores: a genética, a biologia e o meio ambiente;
  • A bulimia que é um distúrbio alimentar onde a pessoa quando se alimenta, sempre acha que comeu demais e acaba vomitando e abusando de laxantes para evitar o ganho de peso. O motivo exato do que causa esse transtorno nas pessoas ainda é desconhecido, mas a influência da mídia sobre o comportamento e o padrão de beleza pode ser uma das causas dessa doença. Desse modo, a bulimia é caracterizada como um distúrbio de imagem;
  • A compulsão alimentar é uma doença mental na qual a pessoa sente vontade de comer mesmo sem estar com fome e que não deixa de ingerir alimentos mesmo depois de estar satisfeita. Alguns problemas podem fazer com que haja a compulsão alimentar, como: dietas realizadas erroneamente, estresse, comer por conforto emocional, problemas emocionais e dificuldade de se aceitar do jeito que é.

Essas são algumas doenças no qual o prozac foi desenvolvido para curá-las. Portanto, as reações químicas geradas por esse medicamento, podem provocar a perda de peso, por esse motivo que muitas pessoas dizem que ele serve para emagrecer.

Mas fique atento, essa medicação não foi desenvolvida para esse fim, o emagrecimento só é um efeito colateral do prozac.

Já que o objetivo desse remédio não é ocasionar a perda de peso, utilizar ele somente para essa função pode ocasionar efeitos não muito agradáveis para a sua saúde.

Logo, para utilizar esse medicamento, é necessário que você tenha alguma prescrição médica ou nutricional que realmente libere que você consuma esse remédio para doenças emocionais.

Como Emagrecer com o Prozac?

Devido ao efeito colateral da medicação citado acima, muitas pessoas passaram a consumi-la de modo errado, somente para terem um medicamento que auxiliava no emagrecimento.

Prozac 20mg
Prozac 20mg

Mas não levavam em conta que o remédio só causava perda de peso porque serve para controlar a ansiedade, que é um dos motivos que causam ganho de gordura.

Isso acontece porque a ansiedade faz com que muitas pessoas comam apenas para aliviar a dor emocional e atuando nesse sentindo, o prozac pode evitar a comilança e como consequência, acontece o emagrecimento.

Fazer uso do prozac de modo correto é muito benéfico para modificar quadros de várias doenças e consequentemente emagrecer, mas é necessário que você faça a sua utilização com o objetivo que ele foi criado, para curar doenças emocionais.

Agora, se você não tiver nenhuma doença e só usá-lo para perder peso, saiba que está fazendo algo muito prejudicial para a sua saúde e que no futuro isso pode ter conseqüências seríssimas.

Como Utilizar o Prozac e qual é a Dosagem Recomendada?

O modo de utilização desse fármaco só pode ser definido por um profissional, pois vai depender do quadro do paciente.

O prozac é encontrado em forma de comprimido e você pode o achar em dosagem de 10 e 20 mg, desse modo, só o seu médico poderá determinar quantos miligramas você deve ingerir.

Riscos dos Medicamentos Utilizados para Emagrecer

Muitas pessoas utilizam diversos remédios para perder peso, mas na maioria das vezes eles apresentam efeitos colaterais.

O uso do prozac pode trazer emagrecimentos, como muitas outras medicações, mas ele precisa ser usado com orientação de um profissional por causa dos riscos do seu uso.

Hoje em dia, existem muitos modos para conseguir chegar no peso que você deseja. Quando eles são colocados em prática e bem administrados, podem resultar no que você tanto espera.

Utilizar medicamentos para emagrecer pode ser muito perigoso, por esse motivo, é sempre necessário que esses remédios sejam sempre bem analisados por um médico especialista para que não prejudiquem a sua saúde.

Depois de ler esse artigo, com certeza as suas dúvidas sobre o prozac foram respondidas, então, porque não deixar o seu comentário logo abaixo nos dizendo o que você achou desse artigo?

Não se esqueça que ingerir medicamentos para emagrecer nem sempre é a melhor solução para perder peso com saúde. Por esse motivo, se realmente quiser chegar aquele peso tão esperado, não perca tempo!

Comece já a se alimentar de modo saudável e a praticar exercícios físicos, somente com essas duas coisas você irá conseguir emagrecer com saúde e sem sofrer o famoso efeito sanfona no futuro.

Se caso quiser algum medicamento para auxiliar nesse processo, procure um nutricionista, com certeza ele vai te ajudar nesse processo e os efeitos colaterais serão minimizados.

Recomendados: