A Proteína Que o Organismo Necessita – Você Encontra no BCAA

BCAA é uma abreviação do nome “Branched Chain Amino Acids” ou “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”. Nessa cadeia existem os aminoácidos: leucina, isoleucina e valine e formam aproximadamente 1/3 das proteínas necessárias para o crescimento de desenvolvimento dos músculos.

Existem aproximadamente vinte aminoácidos fundamentais para a construção dos seus músculos e também mantêm a manutenção vital do corpo e o bom funcionamento de outras funções no organismo do ser humano.

O seu corpo é capaz de produzir apenas metade dos números através dos alimentos que tenham esses aminoácidos, o restante é através dos suplementos.

Por ajudar a constituir as proteínas do seu corpo ele é considerado apenas um suplemento, não um remédio emagrecedor e também não é um termogênico.

Qual a Importância do Aminoácido para o Seu Organismo?

Um aminoácido é um pedaço de uma proteína que entra nas suas células para formar diversas proteínas e ajudar na formação dos músculos. Ele é formado por um grupo de carboxila e outro de amina que podem ser produzidos de duas formas: pelo seu próprio corpo ou através da alimentação.

Os aminoácidos se dividem de duas formas:

  • Não essenciais – São os aminoácidos que são dispensáveis, ou seja, que seu organismo pode produzir. Exemplo: asparagina, ácido aspártico, alanina, serina e ácido glutâmico;
  • Essenciais – São aminoácidos que o seu corpo não consegue produzir. Exemplo: fenilalanina, leucina, isoleucina, metionina, lisina, triptofano, treonina, valina e histidina.

Esses aminoácidos são essenciais para todas as pessoas, mas os três aminoácidos são os mais importantes para fisiculturistas, pessoas que praticam atividades físicas e esportistas porque produzem novas proteínas para o organismo e também é fonte de energia.

Qual a Importância dos Aminoácidos Presentes no BCAA?

Quando você está praticando exercícios que exigem esforços físicos grandes ou com pesos, o seu corpo retira aminoácidos já presentes no seu músculo para complementar o pedido de energia feito pelo seu metabolismo. Se o seu organismo não possuir nutrientes o suficiente, mesmo assim será exigido e logo você perde massa muscular.

Pelo motivo acima o remédio BCAA forma os nutrientes essenciais para os seus exercícios e estimula a produção de insulina no seu corpo que absorve vários nutrientes, inclusive a absorção dos outros aminoácidos.

Por causa dos seus nutrientes o BCAA ajuda nos seguintes papéis:

  • Recuperar lesões musculares que são formadas no treino de musculação;
  • Diminuir os danos durante os exercícios físicos;
  • Reduzir a fadiga durante a prática esportiva;
  • Melhorar na absorção e criação de proteínas;
  • Impedir o catabolismo (degradação da massa muscular);
  • Permitir a entrada de glicose nas células do seu corpo.

Todos os pontos acima ajudam tanto se você pratica exercícios físicos, como se você só faz uma dieta e reeducação alimentar sem nenhuma prática esportiva.

Os Remédios de BCAA Servem para Perder Peso?

Pelos ativos que participam do BCAA, ele não é literalmente um medicamento para emagrecer, vez que possui diferentes suplementos do que os outros tipos de remédios, como os: termogênicos, sacietógenos e anorexígenos.

Caso você esteja passando por uma reeducação alimentar, o BCAA ajuda positivamente no emagrecimento porque te ajuda a ter mais energia e a criar proteínas importantes para o bom funcionamento do seu metabolismo. Eles não possuem calorias nem carboidratos, por esse motivo não engordam.

Existem remédios e suplementos que emagrecem e possuem nutrientes para ajudar na sua musculatura ao mesmo tempo, mas a utilização do BCAA somente não é o principal motivo para perder peso.

Como Utilizar ou Tomar o BCAA e Quem Pode Ingerir Esses Aminoácidos?

O ideal é que você consuma de 4 à 8g de BCAA antes do seu treino (ou da alimentação, caso você não treine) e essa mesma quantidade depois.

Se você quiser usar o remédio ou os efeitos desses aminoácidos através da alimentação para hipertrofias musculares é importante ter esses nutrientes ao acordar para evitar o catabolismo que começa durante o seu sono.

Você pode encontrar esses nutrientes da seguinte forma:

  1. Aminoácidos na Alimentação

Existem alimentos que possuem aminoácidos em maior quantidade que são:

  • Frango, laticínios, carne vermelha e ovos.

Podem ter também aminoácidos nos vegetais como:

  • Soja, feijão, lentilha, trigo integral, arroz integral, nozes e milho.
  1. Suplementos

Existem alguns suplementos internacionais BCAA que são: Nature’s Best, Universal e Optimum.

Alguns dos suplementos nacionais são: IntegralMédica, Max Titanium e Probiótica.

Qualquer pessoa que queira melhorar as fibras musculares podem ingerir esses nutrientes, seja através de suplementos ou da alimentação.

Quais São os Benefícios do Bcaa?

Em um dos estudos de BCAA feitos por Howatson et.al em 2012 com doze participantes, onde seis receberam o suplemento antes e depois do exercício e o outro grupo não.

O grupo que recebeu o suplemento teve uma redução das dores musculares durante e após os exercícios e também uma recuperação maior em detrimento aos outros seis que não receberam os aminoácidos em seus organismos.

Alguns dos outros benefícios dos aminoácidos são:

Ganho de Massa Muscular

Estimula a formação das fibras musculares.

Segundo uma pesquisa apresentada no Encontro Anual da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva em 2009, foi possível identificar que os fisiculturistas que consumiram os aminoácidos do BCAA durante 2 meses, ganharam duas vezes mais força e massas musculares quando comparados aos que tomaram suplementos sem BCAA.

Função Anticatabólica e Anabólica

Quando o seu corpo realiza desgaste físico (seja em exercícios do dia a dia ou práticas esportivas), ocorre a quebra de proteínas para liberar os aminoácidos e converter em energia.

No caso da quantidade certa do BCAA em seu metabolismo, o seu organismo reduz a degradação da sua massa muscular e também atuam na manutenção dos hormônios musculares e proporcionando a quantidade certa de cortisol e testosterona.

O BCAA tem Efeito Colateral? Quais São as Contraindicações?

Dessa quantidade informada, quanto maior a utilização maior será o efeito. Porém, é perigoso a utilização de mais do que o recomendado, pois pode causar problemas renais e desidratação por causa da metabolização dos aminoácidos presentes no BCAA.

A contraindicação conhecida é: pessoas com problemas renais devem evitar a utilização dos aminoácidos porque as altas doses podem causar estresses renais com náuseas e desconfortos, podendo, futuramente, resultar em cálculos renais ou agravar os problemas de quem já o possui.

Se você ainda possui dúvidas sobre esse e mais assuntos, fale conosco! Vamos adorar ouvir a sua opinião e suas experiências.

Sucesso e um forte abraço!

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