Conheça Aqui o Guia Definitivo das Vitaminas de Frutas para Emagrecer

Todos nós sabemos dos benefícios que as frutas proporcionam ao nosso organismo, principalmente quando elas têm o poder de emagrecimento. Estamos falando da vitamina para emagrecer. Além de deliciosas, podem fazer muito em favor do nosso corpo. Mas, será mesmo que esse tipo de vitamina realmente pode ajudar a emagrecer?

Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre a vitamina para emagrecer, e ainda aprenda algumas receitinhas deliciosas para fazer hoje mesmo.

O Poder das Frutas nas Dietas de Emagrecimento

As frutas são ricas vitaminas e por isso podem proporcionar uma série de benefícios ao nosso organismo. Na verdade, as frutas exercem funções diferentes em nosso organismo, de acordo com os nutrientes de cada uma.

Algumas delas têm poder desintoxicante, como é o caso do abacaxi e limão, por exemplo. Outras como o mamão e a ameixa, ajudam a regular a flora intestinal. Já o abacate é rico em antioxidantes carotenoides, que preservam as nossas células, além da gordura boa que ela fornece ao corpo. Enfim, cada fruta possui uma função em particular.

Em relação ao uso das frutas em processo de emagrecimento, devemos levar em consideração que algumas delas são ricas em frutose, que é o açúcar natural que elas contém. Por isso umas são mais doces, outras, nem tanto. As frutas mais adocicadas são aquelas que contêm uma quantidade maior de frutose, e aí é que devemos ter cuidado.

A frutose em excesso pode provocar picos de insulina, que é a ação responsável pelo acúmulo de gordura no tecido adiposo. Porém, se soubermos como e quando fazer uso dessas frutas, elas podem sim, trazer benefícios para o emagrecimento.

Pesquisas têm revelado cada vez mais que uma dieta equilibrada com combinações de cereais integrais, nozes, sementes, frutas e vegetais é uma forma ideal de suprir o nosso corpo com vitaminas, minerais e outros nutrientes de que ele precisa.  Nesse caso, existem algumas frutas que são as mais utilizadas para vitaminas caseiras, que são: morango, banana, abacaxi, melão e limão. Claro que você pode usar sua criatividade e acrescentar outras frutas.

Mito ou Verdade das Vitaminas para Emagrecer

De algum tempo para cá, os shakes emagrecedores começaram a ganhar muito espaço nas prateleiras no universo fitness. E não é para menos, pois, a partir de uma combinação rica em nutrientes e de baixas calorias, a substituição de uma refeição super calórica por esses shakes realmente proporcionavam resultados. No entanto, uma boa vitamina de frutas pode ser igualmente satisfatória em seus resultados, se preparada adequadamente.

Mas não pense que nós emagrecemos apenas por causa das calorias das frutas – haja vista que muitas são extremamente calóricas – mas pelo que cada uma delas pode proporcionar ao nosso corpo.

Portanto, se você não souber combinar adequadamente as frutas da vitamina, de nada vai adiantar o esforço. A vitamina pode até ficar uma delícia, mas não surtirá efeito algum. Portanto, para obter uma boa receita de vitamina para emagrecer, precisamos aprender a combinar os nutrientes dessas frutas.

Na verdade, não são as frutas que possuem efeito emagrecedor, mas os benefícios que algumas delas proporcionam ao corpo que acabam induzindo ao emagrecimento. Para isso, devemos procurar por combinações de frutas que nos tragam os seguintes benefícios:

  • Sensação maior de saciedade;
  • Mais energia, acelerar o metabolismo;
  • Melhora no funcionamento da flora intestinal;
  • Efeito antioxidante para combater os radicais livres;
  • Efeito desintoxicante (detox) para combater as toxinas.

Como Fazer uma Vitamina para Emagrecer

A partir do conhecimento das funções de cada uma das frutas, basta escolhermos aquelas que trarão benefícios ao nosso corpo de acordo com o que ele está necessitando. Vamos conhecer o que algumas frutas podem fazer pelo nosso organismo, lembrando que uma mesma fruta pode ter mais de uma função.

Saciedade

Banana, melão, kiwi, melancia, pera, manga, ameixa, frutas secas, etc.

Regulação da Flora Intestinal 

Frutas cítricas (limão, laranja, acerola), ameixa, maçã, abacate, abacaxi, figo, mamão, damasco

Energéticas

Kiwi, Laranja, Morango, Limão e Mexerica, romã, açaí.

Antioxidantes 

Frutas vermelhas (mirtilo, morango, cranberry, etc), melão, abacaxi, mamão, uva (suco de uva integral), kiwi, maçã, laranja, abacate.

Desintoxicantes

Abacaxi, abacate, melancia, pera, maçã, limão, blueberry, goji berry.

Ao escolhermos as frutas de nossa preferência, devemos então combiná-las com a parte líquida, que pode ser:

  • Leite desnatado;
  • Iogurte;
  • Suco de laranja;
  • Suco integral de uva;
  • Água de coco, etc.

Além disso, ao preparar sua vitamina para emagrecer, é super válido que você a enriqueça com outros componentes de efeitos emagrecedores. Use sua criatividade e acrescente em sua vitamina para emagrecer:

  • Sementes de chia;
  • Sementes de linhaça;
  • Óleo de coco;
  • Canela;
  • Gengibre;
  • Café, etc.
Vitaminas para Emagrecer
Vitaminas para Emagrecer

Receita de Vitaminas para Emagrecer

Ingredientes

  • 1 copo de leite desnatado;
  • 4 morangos;
  • 1 banana;
  • 1/2 mamão médio;
  • Sementes de chia.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador com bastante gelo. Adoce com stevia ou sucralose.

Vitamina Detox

Ingredientes

  • 1 copo de suco de uva integral;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • 1 maçã;
  • ½ xícara de mirtilo (ou 4 morangos);
  • 1 colher de chá de raspas de gengibre.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador com bastante gelo. Adoce com stevia ou sucralose.

Como Tomar a Vitamina para Emagrecer

De nada adianta você fazer várias copos de vitamina e ir tomando ao longo do dia. Quando falamos em vitamina para emagrecer, pensamos na combinação de nutrientes de frutas que podem trazer benefícios ao seu corpo na substituição de uma refeição.

Portanto, para que você sinta os efeitos emagrecedores das vitaminas, elas devem ser ingeridas para substituir alguma das três principais refeições diária: café da manhã, almoço ou jantar.

Além dessa substituição, é de extrema importância que você esteja seguindo uma dieta alimentar, onde as demais refeições sejam feitas de forma equilibrada.

Outro fator importante é que essas vitaminas não substituem a água, portanto, para que haja um emagrecimento efetivo, é necessário que se consuma, no mínimo, 8 copos de água durante o dia.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: